Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Posso me tornar MEI tendo registro em carteira?

avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalilfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Posso me tornar MEI tendo registro em carteira?
Criado em 27 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

"Tenho um trabalho atualmente e sou registrado(a) como funcionário(a) em uma empresa. No entanto, tenho interesse em saber se posso me tornar um Microempreendedor Individual (MEI) mesmo sendo registrado(a)".


Essa é a dúvida de muitas pessoas que trabalham com carteira assinada, e nas horas vagas exercem um trabalho extra, continue lendo e descubra se isso é possível!


Para quem é destinado o registro como MEI?


É destinado a profissionais autônomos que desejam formalizar suas atividades e usufruir de benefícios como a redução de impostos e a possibilidade de emitir notas fiscais. O fato de ser registrado em uma empresa não é um impedimento para se tornar um MEI.


Mas saiba que cada situação é única e pode haver variações nas políticas e restrições de acordo com a empresa em que você está registrado. Então, antes de tomar essa decisão, é preciso ter em mente alguns detalhes importantes:



  • Mantenha uma comunicação aberta e transparente com seu empregador, caso haja a intenção de se tornar um MEI;

  • Certifique-se de que não haja conflitos de interesse e que você esteja cumprindo todas as políticas e regulamentos da empresa em relação às atividades paralelas;

  • Converse com seu empregador ou departamento de recursos humanos para obter orientações específicas sobre a possibilidade de se tornar um MEI enquanto mantém seu emprego atual;

  • Ao tomar essa decisão, é necessário saber dividir as funções e responsabilidades entre seu trabalho como funcionário registrado e a possível atuação como MEI. Garanta que uma atividade não prejudique a outra.


Veja mais em Vida de Mei


Ao se tornar um MEI, você precisa...


  • Assumir a responsabilidade de administrar seu próprio negócio;

  • Lidar com questões financeiras;

  • Atender aos clientes; 

  • Cumprir com obrigações fiscais.


Você deve estar ciente das principais obrigações do MEI, antes de se tornar um Microempreendedor Individual



DAS

Pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) que é uma taxa única que engloba os impostos devidos pelo MEI, como o INSS, ISS e ICMS, caso a atividade esteja sujeita a esse imposto. 



DASN

Enviar anualmente a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), informando o faturamento bruto do ano anterior. Essa declaração é obrigatória, mesmo que o MEI não tenha tido faturamento no período.



Emitir Notas Fiscais

Embora não seja obrigatório em todas as situações, o MEI deve emitir nota fiscal sempre que realizar uma venda ou prestação de serviços para outra empresa. Essa medida contribui para a formalização e transparência das transações comerciais. 



Manter a contabilidade em dia

Com registro e organização de todas as receitas e despesas do negócio, garantindo assim o cumprimento das obrigações fiscais e a possibilidade de acompanhar o desempenho financeiro da empresa de maneira adequada.



Emprego x MEI

Estabeleça uma separação clara entre suas atividades profissionais


  • Planeje e organize seu tempo de forma eficiente, a fim de evitar conflitos e garantir que suas obrigações como funcionário não sejam negligenciadas.

  • Defina horários específicos para se dedicar ao seu trabalho como MEI, garantindo que não haja interferência com seu emprego principal. 

  • Defina metas realistas e equilibre suas prioridades de forma a cumprir com êxito seus compromissos em ambas as frentes.


Enfim, você terá bastante trabalho! Mas enquanto escolher manter seu emprego e seu negócio extra precisará seguir essas dicas.


Se você é MEI e tem um emprego com carteira assinada, conte aqui sua história!


avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalil
Atualmente atuo como curadora de conteúdo na comunidade Sebrae, que é uma plataforma valiosa para os empreendedores, e estou orgulhosa em fazer parte deste time. Sou formada em Comunicação Digital com pós em Design Gráfico. Amo criar e desenhar. favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7379 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?