Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Portfólio Digital: é importante para freelancer?

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Portfólio Digital: é importante para freelancer?
Criado em 18 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A carreira de freelancer cresceu bastante nos últimos anos e, com muita concorrência, se diferenciar é essencial. Daí a importância de um portfólio digital. 

Mas o que é um portfólio digital e por que um freelancer deve ter um? É sobre essas questões que falaremos nesse artigo, confira! 


O que é um portfólio digital?

Tudo o que você adquire de experiência profissional, seus cursos e premiações devem constar em seu currículo. 

Mas, no caso de um freelancer, a melhor maneira de mostrar sua qualidade e sua experiência no ramo é através do portfólio digital. 

Existem várias maneiras de se fazer um portfólio digital mas, conforme já dissemos, no portfólio digital, é importante que todos seus melhores trabalhos estejam de maneira bem clara. 

Assim, quem ainda não te conhece e gostaria de saber mais sobre o seu trabalho, pode verificar como ele é feito. 


Por que um portfólio digital é importante? 

Digamos que um cliente precisa contratar um freelancer. No caso, o cliente necessita de um freelancer para produção de conteúdo de maneira frequente para o site da sua empresa. 

Mas, o cliente não sabe como produzir esses textos, não tem ideia sobre o que serão e menos ainda sabe como interligar o site às redes sociais da empresa. 

Então, ele encontra alguns freelancers dispostos a fazer o trabalho. A maioria diz que escreve textos, porém nada mais que isso. 

Entretanto, um freelancer manda para esse cliente seu portfólio, no qual constam trabalhos com redes sociais de diversas empresas, além de marketing digital e busca de palavras-chaves. 

Quem você acha que o cliente vai contratar? Os freelancers que não mostraram nada de seus respectivos trabalhos, ou o freelancer com um portfólio digital estruturado, bem organizado, mostrando como seu trabalho é feito? 

A resposta é clara, não é mesmo? Assim, um portfólio digital pode te ajudar a conquistar mais e mais clientes. E quando você não tem um portfólio digital, você pode acabar perdendo preciosos clientes para a concorrência. 


O que é essencial em um portfólio digital? 

Não somente profissionais que lidam com edição de textos podem ter um portfólio digital. Jornalistas e produtores de conteúdo também podem. 

É importante lembrar que um portfólio deve reunir suas melhores obras, ou seja, se você é jornalista, seus melhores artigos, por exemplo. 

Lembre-se que a maneira que você apresenta seus melhores trabalhos é o que vai te diferenciar de outros profissionais no mercado. 

Escolha com cuidado o conteúdo que você julga o melhor para constar em seu portfólio digital. Ele deve mostrar sua qualidade, mas também mostrar seu potencial para futuros projetos.

Além disso, atente-se à escolha da plataforma ideal, conforme seu perfil. 

Existem diversas opções de plataformas para você montar seu portfólio digital. Dentre elas, podemos citar WordPress e Wix, por exemplo. 

Mais uma vez, depende qual é o seu perfil e o que é importante para você divulgar no seu portfólio digital.

Vamos a alguns itens básicos. 


1. Apresente-se. Mas, aposte no branding

Básico e essencial, diga quem você é, sua formação e como alguém pode entrar em contato com você. Seja por e-mail, WhattsApp ou redes sociais, é essencial ter um canal fácil de comunicação com quem visita seu portfólio. 

Afinal, como você espera que alguém te contrate se você não oferece uma maneira de entrar em contato de maneira ágil com você? 

Aqui também é importante você mostrar um pouco quem é aquele freelancer. Você é uma pessoa, possui hobbies, gosta de determinadas coisas, então, aqui é uma boa hora de mostrar quem é você. 

Uma boa aposta é ter um nome que marque ou então criar um nome fantasia para sua empresa e divulgar essa marca. Isso se chama branding. 

Atualmente, empresas e profissionais que possuem marcas consagradas conseguem bem mais clientes. Dessa forma, aposte na sua marca! 

2. Especialidade e características 

  • No que você é bom?
  • Qual é a sua especialidade?
  • Você cria sites?
  • Ou ajuda na produção de conteúdo de sites já publicados? 
  • Sua área de atuação é deixar o site otimizado para aumentar o tráfego online?
  • Ou você foca na publicação de conteúdo para redes sociais? 
  • Está vendo como alguém que trabalha com marketing digital pode ter diversas áreas de atuação? 

Dessa forma, é importante você deixar claro em seu portfólio quais são suas especialidades e principais características.

Por exemplo, você entrega trabalhos rapidamente? Atende clientes sempre que eles precisam, estando sempre à disposição? 

Aproveite e já mostre alguns diferenciais. 


3. Mostre seus melhores trabalhos 

Agora chegou a hora de você incluir seus melhores trabalhos. Aqueles nos quais você verdadeiramente acha que fez um excelente trabalho. 

Você pode pedir para clientes atuais deixarem um depoimento e publicar. 

Ou se você é um freelancer de fotografia, aqui é a hora de incluir suas melhores fotos, para quem visita seu site saber seu perfil e qualidade do serviço. 

Com a criação do seu portfólio digital, mantendo-o sempre atualizado e otimizado, certamente você conseguirá um grande número de clientes! 


Deixe nos comentários o que achou dessas dicas!

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5318 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?