Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Porque não consigo crescer?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Porque não consigo crescer?
Criado em 12 MAI. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Mais uma vez me perguntaram essa semana porque eu sou apaixonada pelo meu trabalho. E isso me levou a novamente refletir no impacto que temos na vida das pessoas. Há mais de 25 anos eu atuo com Gestão Empresarial. Há 10 anos atrás, fui convidada pelo Senac para desenvolver o curso Administração de Salão de Beleza e desde então, me apaixonei pelo mercado.

 

Mas minha decisão em me especializar e me tornar autoridade em gestão nesse mercado foi porque eu estou cansada de ver tantos e tantos profissionais e gestores com competência, capacidade e dons incríveis e não alcançando o devido sucesso!

 

Me entristece muito ver pessoas que impactam a vida de outras pessoas sem conseguirem desenvolver a própria vida. Cabeleireiros, manicures, esteticistas e maquiadores que transformam a autoestima e a vida de milhares de pessoas e que muitas vezes estão estagnadas, travadas na própria vida e não conseguem crescer.

 

Vamos pensar em alguns motivos?  Vou listar aqui alguns pontos que tenho observado. Quero deixar claro que não são todos os profissionais que tem esses comportamentos. Mas infelizmente, tenho visto com mais frequência do que deveria....

 

1. O mercado está difícil - Eu concordo com essa afirmação - mas apenas em parte! Sim, com tudo o que passamos nos últimos meses, o mercado da beleza sentiu, assim como o mundo todo! O que não concordo é com alguns profissionais usarem isso como desculpa e não agir! Se o mercado está difícil e desafiador, é hora de nos reinventarmos, buscarmos toda nossa força e fazer acontecer. Todos os dias eu publico conteúdo pra te ajudar nesse desafio.

 

2. Auto imagem - Profissional: você se vê como uma empresa? Não canso de dizer que cada profissional da beleza tem em suas mãos um negócio,  você é uma empresa! É triste ver tantos profissionais que não se enxergam assim, levam a profissão apenas como um bico! E você  gestor, como enxergar seu salão? Salão de beleza é uma empresa e deve ser administrado como tal!

 

3. Atualização Profissional Exatamente, me entristece muito ver profissionais do mercado da beleza que não buscam atualização, não fazem cursos, não participam de eventos, congressos, whorkshop.... Toda e qualquer atuação profissional precisa de atualização constante. O seu cliente muda a cada dia, você também precisa mudar!

 

4. Ética Me assusta o comportamento de alguns profissionais que não tem a devida ética. Desde o péssimo hábito de falar de um cliente para, falar da empresa ou de um colega de trabalho, até publicar fotos de trabalhos feitos por outro profissional como se fosse trabalho seu! Isso mesmo, um profissional com essas atitudes não irá crescer em nenhum mercado!

 

5. Comprometimento E em primeiro lugar, você precisa estar comprometido com você mesmo! Sempre ouço os gestores dizerem que os profissionais não tem comprometimento e sempre vivencio isso. Nos processos seletivos que desenvolvo, inúmeras vezes eu marco entrevistas e os profissionais não aparecem e sequer fazem um contato para desmarcar. Muitos salões falham porque também não seco prometem com seus profissionais, não proporcionando as condições para um bom trabalho. Temos sempre que terem mente que estamos em uma parceria.

 

6. Planejamento você sabe onde quer chegar? Se você não tem a clareza de onde está e não planeja qual caminho seguir para alcançar seus objetivos, não vai chegar a lugar algum! E não falo isso para te desanimar, mas para te alertar e te ajudar! Comece agora mesmo: defina onde você quer estar daqui a um, dois, cinco e dez anos. Empenha-se redes sociais eu ensino como você faz esse planejamento e como entra em ação agora mesmo para realizar!

 

7. Postura Profissional - quando vai para uma festa, como você se arruma? Com toda certeza, o melhor possível. Cuida de cada detalhe: roupa, cabelo, make, perfume, acessórios... E quando vai trabalhar, quando vai atender um cliente? Saiba que a imagem e postura profissional são essenciais. Sua imagem é a primeira comunicação com seu cliente. Como você quer vender beleza, cuidados pessoais e autoestima se você mesma não se cuida?

 

 

Quer mais dicas? Me segue nas redes sociais que essa semana toda eu vou te ajudar!

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Especialista em Empreendedorismo Feminino

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3860 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas