Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Porque as empresas quebram?

avatar SALVADOR SERRATO
Salvador Serratofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Porque as empresas quebram?
Criado em 14 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

São decisões e posturas inadequadas à frente do Negócio, com consequências no futuro, dependendo da gravidade, as consequências serão no curto, médio ou longo prazo.

É preciso avaliar o quanto está custando manter uma estrutura errada, uma gestão temerária, deixar de executar um planejamento, enfim, colocar em risco patrimônio e sonhos por conta da ausência de uma postura profissional no negócio.

Claro que a pandemia causou um tremor em vários negócios, mas estou me referindo a uma situação bem anterior e que veio a tona neste momento, o que em muitos casos de forma irreversível. Agora é reunir os prejuízos!

2 fatores são fatais na quebra de qualquer negócio, e tenho certeza, você já ouviu falar, ou já falou para um amigo. Lembrando que o Planejamento não se executa em 1 Dia, 1 Hora, 1 Semana, existe um Cronograma, uma Programação, uma Negociação.

Fator Número 1: Juntar as contas da PF (Pessoa Física) com as contas da PJ (Pessoa Jurídica), o Capital Social vai embora rapidamente!

Fator Número 2: Prazos de Pagamentos e Prazos de Recebimentos, figuras fundamentais para o Fluxo de Caixa. Só podemos conceder prazos aos Clientes, se tivermos prazos dos Fornecedores, caso contrário a Empresa estará bancando este 'GAP'. Seria simples afirmar que é uma questão de calendário, e na prática é isto mesmo.

Nos 2 casos o negocio está seriamente ameaçado, pois toma-se várias decisões de captações de recursos, e isso tem um Custo. Sem planejamento e análises indispensáveis as decisões podem ser precipitadas, e, quando os números vierem a tona, poderá ser tarde demais.

Regra de Ouro: A Empresa recebe HOJE e paga AMANHÃ, ou seja, sempre com o maior intervalo possível 

O momento exige renovação, adaptação, novos métodos, tecnologias, logística diferenciada. Hoje, conheça os seus números, invista em uma Consultoria e tome as decisões corretivas indispensáveis, a tempo! www.entreportes.com

 


 

 

avatar SALVADOR SERRATO
Salvador Serrato
Jornalista, Consultor Snior, Palestrante, Facilitador e Docente em temas que envolvem: Gesto Empresarial (Administrao, Finanas, Contabilidade), Governana Corporativa, Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo de Crdito.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4534 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?