São decisões e posturas inadequadas à frente do Negócio, com consequências no futuro, dependendo da gravidade, as consequências serão no curto, médio ou longo prazo.
É preciso avaliar o quanto está custando manter uma estrutura errada, uma gestão temerária, deixar de executar um planejamento, enfim, colocar em risco patrimônio e sonhos por conta da ausência de uma postura profissional no negócio.
Claro que a pandemia causou um tremor em vários negócios, mas estou me referindo a uma situação bem anterior e que veio a tona neste momento, o que em muitos casos de forma irreversível. Agora é reunir os prejuízos!
2 fatores são fatais na quebra de qualquer negócio, e tenho certeza, você já ouviu falar, ou já falou para um amigo. Lembrando que o Planejamento não se executa em 1 Dia, 1 Hora, 1 Semana, existe um Cronograma, uma Programação, uma Negociação.
Fator Número 1: Juntar as contas da PF (Pessoa Física) com as contas da PJ (Pessoa Jurídica), o Capital Social vai embora rapidamente!
Fator Número 2: Prazos de Pagamentos e Prazos de Recebimentos, figuras fundamentais para o Fluxo de Caixa. Só podemos conceder prazos aos Clientes, se tivermos prazos dos Fornecedores, caso contrário a Empresa estará bancando este 'GAP'. Seria simples afirmar que é uma questão de calendário, e na prática é isto mesmo.
Nos 2 casos o negocio está seriamente ameaçado, pois toma-se várias decisões de captações de recursos, e isso tem um Custo. Sem planejamento e análises indispensáveis as decisões podem ser precipitadas, e, quando os números vierem a tona, poderá ser tarde demais.
Regra de Ouro: A Empresa recebe HOJE e paga AMANHÃ, ou seja, sempre com o maior intervalo possível
O momento exige renovação, adaptação, novos métodos, tecnologias, logística diferenciada. Hoje, conheça os seus números, invista em uma Consultoria e tome as decisões corretivas indispensáveis, a tempo! www.entreportes.com