Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Qual a primeira e mais importante etapa do processo de registro da sua marca?

avatar ISABELA LIMA BRAZ GUEDES
Isabela Lima Braz Guedesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual a primeira e mais importante etapa do processo de registro da sua marca?
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Dar o primeiro passo para registrar a marca do seu negócio é muito importante. Independente se você já usa a marca no mercado há um tempo ou se você a está lançando agora. Com certeza essa uma decisão super importante para o futuro da sua empresa.


Mas, é claro que não é tão simples. Após tomar essa decisão você precisa buscar um auxílio de qualidade que te ajude com esse processo. A Magu está aqui para te dar todo o apoio nesse momento.


Por isso, trouxemos esse artigo para você entender qual a primeira e mais importante etapa do processo de registro da sua marca.


Quero registrar minha marca, e agora?

Fonte: Unsplash


Agora que você já está decidido em seguir com o registro da marca do seu negócio, nós podemos te ajudar com todas as etapas posteriores. 


Existe a opção de você realizar o registro da sua marca de forma independente. Porém, se você quer ter certeza de seguir o passo a passo com mais segurança, sem esquecer de nada, te aconselhamos a contratar uma empresa de confiança para te ajudar com todo o processo.


Aqui na Magu nós podemos te ajudar no registro da sua marca. Buscamos manter todo o processo bem transparente e direto, para que você entenda como ele funciona e tenha clareza das etapas pelas quais a sua marca precisa passar para alcançar o registro.


O que é busca de anterioridade?


Independente se você for fazer o processo de registro sozinho ou se vai contratar um profissional para te ajudar, você precisa saber que a busca de anterioridade é uma das etapas mais importantes do processo.


A busca de anterioridade é a primeira etapa do processo de registro de marca. É na busca que você vai poder entender em qual área de atuação a sua marca pode se enquadrar, quando falamos em registro de marca, qual o risco que ela corre de sofrer alguma intercorrência no decorrer do processo e definir qual a melhor estratégia para o registro dela.


Aqui na Magu consideramos a busca de anterioridade é a etapa mais importante do processo. O resultado da busca consegue nos direcionar para o melhor caminho no processo, aquele que vai trazer mais segurança e certezas.


Porque a busca é tão importante?


Já falamos no tópico acima alguns motivos que tornam a busca de anterioridade tão importante no processo de registro da marca. Então, vamos trazer agora alguns exemplos para entendermos melhor como uma boa busca pode influenciar para o sucesso da sua marca no momento do registro.


Houve casos em que a empresa chegou até nós com interesse em registrar a marca em uma área de atuação, ou seja, segmento de mercado. Quando falamos em registro de marca, chamamos a área de atuação classe. Cada classe corresponde a um processo de registro diferente, mesmo que seja a mesma marca.


Porém, ao realizarmos a busca de anterioridade, verificamos que a marca poderia ser registrada em mais de uma classe. Por exemplo, se a empresa fabrica roupas e as vende, é possível registrar a marca na classe de fabricação e na classe de comércio.


Dessa forma, a empresa conseguiu enxergar que era importante, para a atuação da marca no mercado, registrá-la nas duas classes.


Em outros casos, após a busca de anterioridade, concluímos que a marca tinha um risco muito alto de sofrer intercorrências no processos. Essas intercorrências podem ser oposições de terceiros ou indeferimento pelo INPI.


O risco é apresentado a empresa no momento da entrega da busca de anterioridade e, assim, ela pode decidir se pretende enfrentar o risco alto ou se deseja alterar algo na marca para torná-la mais forte e diminuir o risco.


Fonte: Unsplash

Dicas para uma busca de sucesso


Para finalizar, trouxemos algumas dicas super úteis na hora de realizar uma busca de anterioridade.


  • Entenda o segmento da sua marca: Antes de entender em que classe a sua marca pode se enquadrar no momento do registro, é importante ter clareza sobre as áreas de mercado em que você atua ou pretende atuar com a marca em questão. 

  • Comprovação de atividade: Após entender bem o segmento em que sua marca está enquadrada,você precisa verificar se consegue comprovar as atividades ligadas à marca. Quando o titular da marca é uma pessoa jurídica, a comprovação pode ser feita por meio dos CNAEs da empresa. Quando o titular é pessoa física, é preciso analisar com mais profundidade.

  • A marca é permitida por Lei? Para entender essa parte você pode pedir ajuda de um profissional da área. Mas,é bem importante entender se a marca que você deseja registrar não está infringindo nenhum dispositivo Legal.


Me conta se esse artigo te ajudou a entender um pouco mais o porque a busca de anterioridade é tão importante para o registro de uma marca ter sucesso. 


E, já sabe, se ficou alguma dúvida, conta para a gente. Queremos te ajudar!

avatar ISABELA LIMA BRAZ GUEDES
Isabela Lima Braz Guedes
Meu grande objetivo profissional é ajudar empresas a protegerem seu conhecimento por meio das ferramentas que a Propriedade Intelectual oferece. Tenho mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, feito na UEM. Trabalhei por 4 anos na Aintec, Agência de Inovação Tecnológica da UEL, onde fui de Secretária Executiva até Coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Hoje, sou sócia e Head de Propriedade Intelectual na Magu Marcas e Patentes. Na Magu buscamos descomplicar a proteção da PI de forma que o titular faça parte do processo, acompanhando cada etapa e ciente de todos os andamentos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?