Se você escreve artigos voltados para a temática de carreira, negócios e desenvolvimento, utilizar sua expertise nesses temas como uma ferramenta para conquistar novas oportunidades e, principalmente, para expandir a rede de influência, é uma ótima estratégia.
Porém, você pode ir um pouco além disso e utilizar os artigos publicados para transmitir e compartilhar conhecimento, expandir sua rede de contatos, buscar novas possibilidades de parcerias e negócios. Então, respondendo a pergunta título deste conteúdo, editar um livro de carreira é uma forma de abrir novas janelas e portas para sua vida profissional.
Como fazer isso? Aqui vão 7 dicas que você pode começar a aplicar agora mesmo para publicar um livro de carreira com os artigos. Lá vai:
1) Selecione seus artigos mais relevantes - Você é um especialista em inteligência emocional ou em gestão de equipes? Então, faça um levantamento de tudo o que você já publicou sobre o tema;
2) Agrupe os artigos em uma sequência lógica - É fundamental que seu livro seja coeso, ou seja, apresente uma sequência inteligível para seu público leitor. Assim, quanto mais linear for a narrativa, mais fácil e agradável será a experiência de leitura. Porém, recomendo fazer uma boa pesquisa e entender como seu público lê;
3) Crie a estrutura do livro - É importante dividir o livro em seções e capítulos, por exemplo. Alguns gêneros literários podem que o encadeamento de ideias e desenvolvimento de conceitos e ações esteja bem amarrados. Por outro lado, é possível criar sim capítulos e seções autônomas que podem ser lidas sem uma ordem pré-estabelecida. O que vai definir essa escolha? Faça um pesquisa junto ao público;
4) Amplie e atualize os artigos - Explore bem os artigos que tiveram maior engajamento na rede social, traga atualizações, incremente como novos dados e informações relevantes;
5) Inclua conteúdos exclusivos - O que faria com que as pessoas adquirissem seu e-book ou livro, sendo que elas têm acesso aos conteúdos na Internet? Exclusividade e ineditismo! Destaque o que seu material traz de novo para seu nicho de atuação;
6) Inclua elementos visuais - Para alguns segmentos e nichos profissionais, a presença de gráficos, infográficos, imagens e outros recursos faz toda a diferença na experiência de leitura. Invista nisso!;
7) Enriqueça sua narrativa com estudos de caso - As histórias e os relatos reais são capazes de criar uma conexão legítima com o leitor. Além disso, são uma forma assertiva de transmitir seus conhecimentos e sua trajetória pessoal em situações reais.
Uma dica bônus é planejar cada passo que será dado para a publicação do livro, desde a escrita até o lançamento e divulgação.
Além disso, faça uma boa pesquisa sobre os métodos de publicação disponíveis no mercado, seja autopublicação, com uma grande editora ou com uma editora parceira.
Isso pode fazer grande diferença na qualidade final do seu livro. Ok?
Até a próxima!