Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Por que temos medo de empreender?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Por que temos medo de empreender?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Segundo dados da Atlas dos Pequenos Negócios lançado pelo SEBRAE, o número de trabalhadores autônomos teve uma alta de mais de 5 milhões entre 2012 e 2021, enquanto microempresas somam atualmente cerca de R$420 bilhões em renda por ano.


Mas ainda assim, o medo de falhar, a falta de orçamento, medo do desconhecido e volatilidade do mercado têm sido obstáculos realmente desafiadores para quem quer começar a empreender.


Qual é a principal diferença entre aqueles que geram lucros e aqueles que se atrapalham e caminham tranquilamente de volta para casa? O Medo. Ele vai surgir e desafiar cada passo do caminho do empreendedor, por isso separamos os desafios dessa jornada para que você possa lutar e vencer!


  1. Será que eu tenho o conhecimento necessário?

O empreendedor normalmente sabe o suficiente sobre seu produto ou serviço e consegue responder a grande maioria das perguntas e resolver os problemas que possam surgir, então não se preocupe se você ainda não se sente um especialista completo na área.


Para as coisas que você ainda não sabe, você pode encontrar respostas. Não há vergonha NENHUMA em continuar a aprender, aliás, tenha isso sempre no seu caminho - Conhecimento nunca é demais. Na verdade, este é um requisito para o crescimento contínuo.


  1. Será que conseguirei um financiamento?

Alguns negócios precisam inicialmente de um investimento para iniciar suas atividades, sendo necessário receber um empréstimo ou atrair um investidor anjo. Se você não tiver um capital inicial, logo aprenderá que um processo lento e constante de construção do negócio pode ser a melhor coisa! Sim, é possível começar seu negócio sem empréstimo, mas para isso, é necessário um pouco mais de tempo para conseguir TODOS os recursos. 


  1. Será que eu vou ter clientes?

O começo do negócio é realmente um desafio porque é nesse momento que você irá conquistar o seu primeiro cliente. Se você entrar no negócio já imaginando que não é capaz de vender, a probabilidade de se auto sabotar é grande.


Se você abordar seus negócios com alegria e entregar o que foi prometido, sem dúvida experimentará uma virada de chave. Enquanto isso, trabalhe seu plano de marketing e estude para aumentar seu nível de especialização. Seja gentil com você!


  1. Eu vou ganhar o suficiente?

Essa pergunta é uma questão de perspectiva. O que é suficiente pra você? Pra alguns conseguir pagar as contas e jantar fora, é suficiente. Para outros viajar uma vez no ano, é suficiente. Então eu te pergunto novamente: O que é suficiente pra você?


Será que você está colocando expectativas muito altas para esse começo de negócio? A definição de empreendedor diz respeito a uma pessoa que organiza e opera um negócio assumindo riscos financeiros maiores do que o normal.


Se você investir no seu negócio e não ver um retorno imediato, continue trabalhando. Se você desistir antes de obter lucro, nunca terá lucro.


Gosto de comparar a vida de um empreendedor com a vida de uma atleta de alto nível. É muito lindo ver ele ganhando uma medalha olímpica, mas você acompanhou os desafios desse atleta até chegar nesse nível? Quantas lesões aconteceram, a falta de patrocinadores, problemas de saúde, imprevistos na família, a falta de evolução no treinos? Realmente, se você olhar somente para o quão difícil foi a jornada daquele atleta, jamais você incentivará alguém a tal feito.


Agora, se você olhar para a medalha, todo o esforço vale a pena.


Se você é um empreendedor saiba que a caminhada muitas vezes não sai como o planejado, mas desistir nunca será uma opção! Persistência é a chave pra sua medalha de ouro!

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza