Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Por que mulheres sentem que precisam usar roupas "masculinas" no trabalho?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Por que mulheres sentem que precisam usar roupas "masculinas" no trabalho?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 01 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje em dia, cada vez mais pessoas debatem se existem objetos específicos para os gêneros. Bonecas são só de meninas? Carrinhos são apenas para meninos? Pensando nisso, cada vez mais marcas surgem com propostas de itens que vão além do gênero, podendo ser usados ou vestidos por qualquer pessoa.


No entanto, ao analisar o comportamento no dia a dia, é possível entender essa separação de gênero como uma maneira de educar cada indivíduo para um papel social diferente. E isso continua se refletindo nas escolhas do nosso cotidiano, ainda que elas não sejam tão conscientes assim.


É o que acontece, por exemplo, nos visuais utilizados no trabalho. Uma grande parte das roupas consideradas mais profissionais do vestuário feminino são uma maneira de emular o estilo masculino nessas situações. Mas por que isso acontece?


Mudança de vestuário estava relacionada a poder


As grandes diferenças entre o vestuário masculino e feminino estão relacionadas a poder. É por isso, por exemplo, que as calças femininas têm bolsos menores, uma vez que o dinheiro era guardado pelos homens e as mulheres utilizavam as bolsas para levar maquiagem, lenço e outros itens pessoais.


A partir do momento que as mulheres passam a ocupar as mesmas funções que os homens no mercado de trabalho, isso começa a mudar.


Especialmente durante o período de guerras, em que a maior parte da população masculina economicamente ativa era mandada para as batalhas, as mulheres passaram a ocupar suas posições na indústria e em outros trabalhos. Para disputar espaço e conseguir os mesmos direitos, as roupas passaram a representar o mesmo estilo usado pelos homens.


Além da praticidade, isso ajudava a passar a mensagem de que as mulheres estavam ali pelo mesmo motivo e tinham a mesma capacidade de trabalhar e produzir.


Durante a década de 1980, isso fica ainda mais evidente. Com a emancipação feminina mais fortalecida, as mulheres precisavam conquistar espaço e vencer o preconceito. Foi quando blazers e camisas se tornaram populares, principalmente com ombreiras maiores, que davam um ar mais masculino ao corpo das mulheres.


Hoje em dia, essas peças continuam fazendo parte do guarda-roupa feminino, seja para trabalhar ou para um estilo mais ousado no dia a dia. Do terno à camisa de linho masculina, é possível compor visuais brincando com as possibilidades de misturar os gêneros, mas cada vez mais como uma liberdade de escolha, e não mais como uma maneira de conseguir respeito.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1733 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!