Uma empresa que busca inovar deve partir do princípio de que a inovação é um processo e que dificilmente será implementado do dia para a noite. Antes de mais nada, é preciso entender que inovar é muito diferente de adquirir novos equipamentos, softwares e sistemas inovadores, por exemplo. A inovação está muito mais ligada à estratégia da empresa, e deve ser implementada, mantida e conduzida internamente por seus gestores, para assim, contribuir para a melhoria dos resultados.
A inovação tornou-se um diferencial competitivo para os negócios, independente da área de atuação. Temos empresas inovadoras nos mais diferentes segmentos e dos mais diferentes portes. Sendo assim, podemos observar que a inovação envolve processos e mecanismos para explorar e colocar em prática ideias criativas, a fim de gerar novos resultados e promover novos caminhos.
Para que a empresa implemente estes processos, é preciso entender que há alguns tipos de inovação. A inovação disruptiva ou radical, em que se constrói algo do zero, a partir de ideias nunca antes exploradas, gerando grandes impactos; a inovação incremental, que busca melhorar ou rearranjar algo já existente; e a inovação substancial, que é uma melhoria contínua, que busca propor novos usos para um produto ou processo já existentes.
Há empresas inovando na comunicação e no marketing, nos mecanismos de acompanhamento de métricas e resultados, no fluxo de informações internas, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços, na forma de apresentar suas soluções para o mercado, nas metodologias, dinâmicas, ferramentas e rotinas implementadas internamente, etc. Nem sempre tudo é criado do zero. Percebemos, portanto, que inovar é fazer diferente, visando resultados melhores.
Mas afinal, porque minha empresa precisa inovar? A primeira observação aqui é que as empresas que não estão buscando inovação, estão perdendo tempo e podem facilmente se perder no mercado, mostrando-se vulneráveis diante de crises ou instabilidades que podem surgir. Ao implementar uma estratégia com base na inovação, a empresa passa a se preparar melhor para as mudanças de mercado às quais está sujeita e que podem colocar em risco o negócio.
Outro ponto que podemos destacar é que, com a inovação, haverá melhoria contínua de processos e toda equipe estará engajada na busca de melhores resultados. Além disso, a empresa acompanha as tendências de mercado, aproveitando ou até mesmo criando novas oportunidades para se destacar e crescer.
Mas por onde começar? Este é um desafio de muitas empresas. Para inovar, é preciso estudar, pesquisar e encontrar caminhos, ferramentas e metodologias que melhor se adequem ao modelo de negócio, ao time de colaboradores e ao segmento de mercado em que a empresa se encontra. O gestor pode buscar entender melhor como este processo de inovação vem acontecendo em outras empresas, além de se envolver em movimentos de inovação empresarial em sua cidade ou região e buscar ferramentas, canais e instituições, como o próprio Sebrae, que podem orientá-lo.
Além disso, é preciso ter em mente que uma pessoa sozinha dificilmente conseguirá implementar a inovação. Todos devem abraçar a causa e a cultura da inovação deve ser mantida e fazer parte dos valores da empresa. Somente saber os tipos de inovação existentes não irá gerar resultados. É preciso agir com criatividade. A mudança será desafiadora, porém o resultado é gratificante.