Sem contar a vantagem óbvia do marketing verde para sua empresa, que acaba atraindo e fidelizando mais clientes, há também a economia financeira e outras vantagens.
A preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema muito em alta nos últimos anos. Com isso, a sociedade tem cobrado cada vez mais as empresas por práticas sustentáveis, e as empresas encontraram uma saída através do investimento em energia limpa para seus processos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), e publicada na 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show, que aconteceu em 2023, 95% dos entrevistados disseram que dão preferência para produtos e serviços de marcas que investem em práticas sustentáveis.
Inserir a energia limpa dentro dos processos das empresas não somente faz com que a visão dos clientes mude em relação à marca, como também pode trazer economia financeira para o seu negócio.
O que é energia limpa?
Energia limpa consiste em todo o sistema de produção de eletricidade que não precisa poluir o meio ambiente para gerá-la. Com isso, a emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, é praticamente zerada com essa prática.
Motivos para investir em energia limpa:
Conta de luz mais barata
Com a instalação de placas fotovoltaicas, responsáveis pela conversão de luz solar em eletricidade, é possível diminuir a despesa com energia elétrica em 95%, sem precisar reduzir o funcionamento de máquinas ou racionar o uso de aparelhos elétricos e luz, por exemplo.
Além disso, a empresa ainda ganha créditos de energia solar, para que, quando a produção de energia elétrica pelo sistema fotovoltaico for superior à demanda, futuramente, o negócio consiga usar esses créditos para abater ainda mais o valor da conta de luz.
Proteção do meio ambiente
Atualmente, a eletricidade é gerada através de processos que agridem muito o meio ambiente. Com isso, o seu negócio terá uma responsabilidade ambiental muito grande e estará alinhado com a luta cada vez maior que a sociedade tem para conseguir entregar para as próximas gerações um mundo ainda funcional.
Marketing verde
Lembra que citamos no início do texto que cada vez mais as pessoas estão procurando marcas com compromisso com o meio ambiente? Justamente por conta disso que investir em energia solar pode ser uma boa para o seu negócio.
Ao divulgar o uso de placas fotovoltaicas, é possível dizer para a sua clientela que você está engajado com o meio ambiente, e, com isso, conseguir até mesmo fidelizar alguns potenciais consumidores do seu produto ou serviço.
Retorno de investimento garantido
Ao instalar um sistema de captação de energia solar, principalmente após entender como funciona o mercado livre de energia, o maquinário pode ter uma duração de 25 anos. E não se preocupe com as manutenções nesse meio tempo, que costumam ter um valor extremamente baixo, se comparado com os projetos de eletricidade atuais.
Além disso, como o mercado de placas fotovoltaicas ainda é emergente, existem projetos de energia solar que podem se adequar aos negócios de pequeno e médio porte. Sem contar que ainda é possível obter financiamento bancário em até 72 parcelas para possibilitar a instalação no seu negócio.
Obrigada, e até a próxima!