Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Porque inovação?

avatar MARCIO FERNANDES DE MORAIS
Marcio Fernandes De Moraisfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Porque inovação?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Schumpeter se não foi o primeiro economista a falar sobre inovação, foi certamente quem mais destacou a sua importância e contribuição para o desenvolvimento econômico entende por desenvolvimento apenas as mudanças da vida econômica que não lhe forem impostas de fora, mas que surjam de dentro, por sua própria iniciativa.

O processo de desenvolvimento, portanto, não se confunde com o mero crescimento da economia, demonstrado pelo crescimento da população e da riqueza. O desenvolvimento, no sentido adotado por Schumpeter, é um fenômeno distinto, [...] uma perturbação do equilíbrio, que altera e desloca para sempre o estado de equilíbrio previamente existente. (SCHUMPETER, 1939, p. [84] Essas mudanças ou inovações são, portanto, o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. (SCHUMPETER, 1975, p. 54).

A partir dos anos 70, o tema inovação passou a atrair um número sempre crescente de pesquisadores acadêmicos, que muito contribuíram para a compreensão dos mecanismos e circunstâncias em que se 15 processam as inovações. Finalmente, na última década do século XX, a inovação passou a ser reconhecida como um fator essencial para a competitividade e incluída na agenda estratégica de muitas organizações. (BARBIERI, 2003, p. 13) Hesselbein sintetiza esse pensamento, ao afirmar que todos concordam em que estar aberto às ideias, abordagens e sistemas inovadores é imperativo no mundo de hoje. (HESSELBEIN et al., 2002, p. 1).

A percepção da importância da inovação, especialmente para o desenvolvimento regional, é a tônica do APL de Metais Sanitários, o APL acredita que o momento presente necessita de algumas transformações por uma outra via que não exclusivamente endereçada pela montagem de plantas produtivas, hoje precisamos de algo no campo da gestão, e a inovação entra nessa questão como elemento definidor e diferenciador de um novo processo de desenvolvimento. A indústria inovadora é aquela que pratica a inovação sistemática, permeada por um processo contínuo e permanente de produção de inovações, de qualquer natureza ou porte. Em outras palavras: Indústria inovadora é a que introduz novidades de qualquer tipo, em bases sistemáticas, e colhe os resultados esperados. A expressão bases sistemática significa a realização de inovações com autonomia, intencionalidade e proatividade através de novos processos, produtos e serviços que demandam a conjugação de conhecimentos advindos de inúmeras e variadas fontes.

Diante desse quadro, o processo de inovação ganha complexidade. As ideias para inovação podem vir de fontes internas e externas à firma, ou mesmo de outras esferas institucionais, como a universidade; as inovações originadas nas organizações tendem a ser utilizadas em diferentes contextos, particularmente em ambientes menos compromissados com os usos tradicionais das tecnologias e produtos existentes. (PIRES, 2008, p. 38).

avatar MARCIO FERNANDES DE MORAIS
Marcio Fernandes De Morais
Gestor do Terceiro Setor, Graduado em Tecnólogo em Logística pela universidade UNINTER, pós-graduado em, Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Integração Nacional, formação em Internacional Trader e Despachante Aduaneiro pela ABRACOMEX, certificado pela Federação das Indústrias do Paraná ¿ FIEP Líder Coach e Desenvolvimento Regional.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios