Primeiramente, irei explicar para você o que é humanização e o motivo pelo qual devemos aplicá-la em nossas marcas e empresas.
A humanização é um conjunto de comportamentos, linguagens, ações e princípios que promovem uma relação de empatia e reciprocidade com seus seguidores/clientes.
À partir de gestos respeitosos e mútuos com o seu público, eles acabam se conectando com a sua marca ou a sua empresa.
Gerada a conexão, é muito mais provável que a venda seja feita e completa pelo seu público.
Concluímos que a humanização é essencial para os nossos negócios.
Segue alguns exemplos de marcas que humanizam de maneira muito forte: Nubank, Magazine Luiza, Ponto Frio e etc. Já notou que elas nos atraem muito mais do que outras marcas que apenas existem e desejam somente vender?
Você não acha que precisamos humanizar nossas empresas?
Eu acredito que sim, por isso irei lhe dar algumas dicas de como você pode fazer isso!
1ª: Fale de acordo com a linguagem do seu público!
Se o seu público fala de forma informal, você deve falar um pouco mais informalmente. E se o seu público se comporta de forma formal, então você irá se adequar ao mesmo! Assim por diante...
2ª: Utilize a sua imagem ou como a Magazine Luiza, use um personagem fictício.
Quando existe 'alguém' do outro lado da tela do celular ou do computador se comunicando com o consumidor ou com o seguidor, isso acaba gerando uma conexão surreal.
Se a pessoa/personagem que estiver a frente da marca for empática melhor ainda, pois gerará prova social e concordância em diversos aspectos!
3ª: Utilize 'memes'
Se o seu público for informal a ponto de gostar de usar e compartilhar 'memes', aposte nisso! As pessoas gostam demais quando situações do dia a dia são colocadas em situações cômicas. Mas, não extrapole na brincadeira.
4ª: Não deixe passar o Storytelling!
A questão de contar a sua história e a sua trajetória é essencial para que as pessoas se identifiquem com você.
Não precisa se expor, apenas conte aquilo que você achar relevante para o público que assiste. Podem ser pequenos trechos para que não seja algo maçante!
O resumo de tudo é: seja humano nas suas redes sociais.
Há pessoas atrás das telas dos celulares... elas carecem de atenção, de amor e de empatia! Trabalhe o seu lado humano!
Obrigada!