Toda empresa precisa de investimentos, capital de giro e captação de recursos externos para crescer. Diante disso, as instituições financeiras devem ser grandes aliadas das micros e pequenas empresas. Para alavancar investimentos, conseguir linhas de créditos com taxas e juros acessíveis e ter outras vantagens para fazer os negócios prosperarem, o empreendedor deve ter um bom relacionamento com o seu banco.
Primeiramente, é preciso escolher bem qual instituição se encaixa melhor no perfil do seu negócio - sendo ela autorizada pelo Banco Central, é claro - e assim iniciar um relacionamento que gere frutos para a sua empresa. Os benefícios de se construir uma boa relação com um banco podem ser medidos na lucratividade da empresa. Se o empreendedor conseguir um empréstimo a juros relativamente baixos, será possível pagar a dívida em menos tempo e ter lucro mais rapidamente. Daí em diante, pode-se reinvestir na empresa ou repassar o lucro para a renda pessoal.
Outra vantagem de criar e manter um bom relacionamento com o banco é fazer a sua empresa crescer com maior agilidade. Ao ter um gerente de banco que conheça como sua empresa funciona, será possível que ele conceda linhas de crédito mais facilmente. Para pensar na saúde financeira da empresa e nas possibilidades de crescimento, é vital ter um bom relacionamento com o banco.