Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Por que devemos nos expor cada vez mais?

avatar MARIA ILMACIR SIQUEIRA MACHADO
Maria Ilmacir Siqueira Machadofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Por que devemos nos expor cada vez mais?
Criado em 05 JUL. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ter orgulho de ser quem somos é uma conquista.

Quando comecei a trabalhar, em 1985, não havia muitas opções para um profissional com deficiência no mercado. O mais seguro, embora desconfortável, era ficar 'presa' em casa. Qual a realidade de uma Pessoa com Deficiência?! Em minha concepção isso se chama: isolamento social!

Falar sobre suas características era sinônimo de se expor a fofocas, chacotas e com muita frequência, sofrer prejuízos concretos na carreira.

Naquela época, e nem faz tanto tempo assim, era grande a crença de que vida pessoal e profissional não se misturavam.

'Trabalho não é lugar de falar dessas coisas', diziam alguns, sem pensar na incoerência da recomendação, uma vez que pessoas diversas nunca precisaram pensar duas vezes em falar sobre emoções, sensações e sentimentos.

Há vinte anos, apesar de ser jovem e cheia de sonhos e ideais, minha capacidade de construir e seguir carreira, ter relacionamentos, era motivo de medo. Antes disso, na adolescência, foi justificativa por cuidados e instalação de crenças de que eu não seria capaz etc., hoje tem sido trabalhada em terapia e na jornada transformadora.

Com o tempo, consegui fazer da dor o combustível para o meu trabalho.

A menina acuada, que chorava escondido sem saber o que seria da própria vida, hoje aconselha gestores, diretores, profissionais de RH em diversas empresas e instituições do país.

Minha motivação? Fazer com que ninguém mais precise se esconder.

Tenho consciência de que conto com uma dezena de privilégios; sou cis gênero e, embora não me identifique como uma pessoa branca, tampouco sou vítima de racismo.

Além disso, hoje tenho uma situação financeira estável, que em nada lembra o histórico de perrengues e privações da minha infância e juventude.

Privilégio não é sobre culpa. É sobre responsabilidade. Eu assumo as minhas. Do lugar que ocupo, farei sempre o meu melhor para a inclusão de todas as pessoas.

Isso, passa por ser, cada vez mais visível, com o objetivo de mostrar para as pessoas de todos os grupos de diversidade cultural e diversidade cognitiva, que as dificuldades são imensas, mas é possível sonhar e ampliar horizontes.

avatar MARIA ILMACIR SIQUEIRA MACHADO
Maria Ilmacir Siqueira Machado
Consultora, Facilitadora & Coachfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1779 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?