Quando pensamos em cobrar algum cliente ou até mesmo um amigo que se encontra em atraso, logo percebemos o motivo porque muitas pessoas preferem não cobrar.
Algumas preferem até mesmo perdoar ou esquecer a dívida, tudo isso para não passar pelo constrangimento de ter que falar com o cliente amigo.
O que é cobrança?
Mas afinal, o que é exatamente cobrança? Bem segundo o dicionário, cobrar é o ato de obter o pagamento ou fazer com que seja pago.
Essa definição de cobrança é muito forte pois em via de regra a cobrança só efetivamente é concluída quando há o pagamento da outra parte.
Para uma pessoa destreinada ou não habituada com o mundo da cobrança ou recuperação de crédito, o ato de cobrar pode ser bastante frustrante ou até mesmo vergonhoso, porém os profissionais desta área recebem treinamento constante para evitar este tipo de constrangimento.
Acúmulo de Cobrança | Wake Up Cobranças
Por que cobrar?
O ato de cobrar é importante por que a medida que o tempo passa a dívida acaba indo para o caminho do esquecimento, quando se trata de empresa ou para o caminho da mágoa, quando se tratam de clientes-amigos.
Outra importância sobre o por que cobrar é o fato que uma grande parte dos devedores que ficam inadimplentes, estão adimplentes com outros credores que são considerados essenciais, ou que estão mais altos na lista de prioridades de pagamento.
Devemos cobrar por que este é um direito nato de quem efetuou a venda ou empréstimo de algo. Segundo a legislação brasileira, cobrar é um direito e pagar é um dever e obrigação.
Perdas por inadimplência | Wake Up Cobranças
Exemplo
Um exemplo de exercer este direito são as empresa de cobrança terceirizadas, que não geram custos pra quem as contrata, pois apenas se remuneram no êxito da cobrança.
Não deixe que caia no esquecimento seu direto de cobrar e lembre-se que receber é uma arte semelhante a de vender. É preciso que ambas as partes estejam de acordo.
Até breve, e não deixe de ver nossos outros artigos.