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População rural cai 17% em 12 anos no Paraná

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População rural cai 17% em 12 anos no Paraná
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Criado em 28 NOV. 2024
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Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema:

População rural cai 17% em 12 anos no Paraná


O Censo 2022 do IBGE revelou uma redução significativa na população rural do Paraná, com a perda de 268.626 habitantes desde 2010, uma queda de 17%. Atualmente, dos 11,4 milhões de paranaenses, cerca de 1,2 milhão vive no campo, enquanto mais de 10,1 milhões residem em áreas urbanas. Esse fenômeno reflete uma tendência nacional de êxodo rural observada em censos anteriores.


Especialistas apontam a mecanização da agricultura como um dos principais fatores, já que o uso de tecnologias avançadas reduziu a necessidade de mão de obra no campo. Além disso, muitas regiões rurais passaram a adotar características urbanas, permitindo que pessoas residam em cidades e trabalhem em atividades rurais.


Por outro lado, há sinais de um movimento inverso. A Sociedade Rural do Paraná, sugere que o cooperativismo pode ser uma solução para enfrentar a escassez de trabalhadores no setor rural. Ela destaca que o interesse por profissões rurais ligadas à tecnologia está crescendo, com trabalhadores urbanos retornando ao campo após obterem qualificação. 


Assim, a modernização do trabalho rural, como o uso de drones e máquinas agrícolas sofisticadas, exige conhecimento especializado e oferece remuneração mais atrativa. Essa mudança, aliada à organização cooperativa, pode transformar pequenos produtores em grandes empreendedores, revitalizando o setor agrícola no estado.


Por que é relevante?


As mudanças no campo são relevantes para empreendedores porque afetam o mercado e as dinâmicas de produção e consumo. O êxodo rural reduz a mão de obra disponível, enquanto a urbanização de áreas rurais cria novas demandas por produtos e serviços que atendam a uma população híbrida, que vive na cidade e trabalha no campo. A mecanização e o uso de tecnologias avançadas, como drones e máquinas agrícolas, geram uma necessidade de qualificação profissional e abrem oportunidades para negócios especializados. Essas transformações impactam as cadeias produtivas e o comportamento do consumidor, sendo necessária adaptação de pequenos negócios.


Direcionamento para o seu negócio:


1. Incorporar ferramentas (como drones e sistemas de monitoramento) e processos tecnológicos no negócio pode aumentar a competitividade e reduzir
custos, especialmente no setor rural.

2. Buscar parcerias com outros pequenos empresários para compartilhar recursos e investir coletivamente em tecnologia pode tornar equipamentos mais
acessíveis.

3. Preparar a força de trabalho para as novas demandas tecnológicas, como o uso de drones e máquinas agrícolas, é essencial. Programas de treinamento podem ajudar a melhorar a eficiência e atrair novos talentos.


Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!! 


Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no

desenvolvimento deste Alerta de Inteligência.


avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há 21 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
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