Sei que é quinta-feira e estou trazendo um conteúdo mais técnico, porém é de extrema importância que entendam a função e o impacto de cada um desses conceitos no seu negócio! O ponto de equilíbrio é importantíssimo!!! Leia até o final!
O conceito de ponto de equilíbrio é quando a receita total da empresa é exatamente igual à soma de custos e despesas. Ele é calculado para saber quanto, em número de transações ou dinheiro, é preciso vender para bancar as operações sem ter prejuízo.
O ponto de equilíbrio contábil/operacional é o mais utilizado e mais simples. Nele, divide-se o valor dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição. O resultado é a receita necessária para igualar os gastos.
No ponto de equilíbrio financeiro, a única diferença é que são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos e outras despesas não desembolsáveis, porque apenas o que importa são os gastos que representam um desembolso de dinheiro do caixa da empresa.
Ponto de equilíbrio econômico, no qual o custo de oportunidade é acrescido à soma. Trata-se de uma correção monetária a ser considerada junto com as despesas fixas. O ponto de equilíbrio econômico considera essa margem, ou seja, você só empata quando pagar as despesas e tiver uma remuneração compatível ao percentual que o dinheiro renderia parado no mercado financeiro.
Para mais informações,conteúdos e dicas, visete meu instagram, clique AQUI!
O futuro do seu negócio depende APENAS DE VOCÊ!