Com uma fruta de sabor e características marcantes, condições climáticas ideais, produtores de ponkan do Vale do Ribeira, no Paraná, iniciaram o trabalho para buscar o registro de Indicação Geográfica (IG), na categoria Denominação de Origem.
A iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR encontra-se em fase inicial e visa também promover a fruta como um elemento para impulsionar para o turismo e o desenvolvimento econômico, atingindo quatro cidades produtoras (Cerro Azul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Doutor Ulysses), na região metropolitana de Curitiba.
O trabalho começou no ano passado com o diagnóstico do Sebrae e a sensibilização dos produtores sobre o potencial para o desenvolvimento de uma IG na região.
Em 2021, serão realizados os procedimentos técnicos necessários para formalização da requisição ao INPI. O trabalho também contará com a parceria da Prefeitura de Cerro Azul.
A região conta com 130 produtores que trabalham diretamente com as cooperativas Provale e Copavale. Cerro Azul também é a maior produtora de ponkan do Brasil e os quatro municípios do Vale do Ribeira são responsáveis por 80% da produção estadual. O Paraná é o terceiro maior produtor de tangerinas, com a colheita de 113,8 mil toneladas, em 2019.
Leia a matéria completa no link da Agência Sebrae de Notícias!
Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.
Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo