Criado em 25 NOV. 2021text_decreaseformat_color_texttext_increase
Os recursos humanos de uma empresa, ou seja, o conjunto de pessoas que fazem parte dela, é o bem mais valioso que a organização possui, são as pessoas que agem e que tomam decisões, nada acontece na organização até que elas não tomem decisões e nem ajam em seu próprio nome.
Portanto, mais do que nunca, é necessária uma gestão eficiente desses recursos com o propósito de alinhar os objetivos da empresa com os colaboradores.
A administração da organização deve estar em conformidade com as caraterísticas e estratégias da empresa para que ela obtenha resultados expressivos, atingindo assim os objetivos previamente estabelecidos.
Dessa forma, como resultado a diversas dúvidas ou problemas que podem surgir em uma organização, bem como garantir uma administração de recursos humanos de forma eficiente, são desenvolvidas políticas de recursos humanos, essas nortearão as ações da organização.
Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com o objetivo desejado.
Ainda, vale a pena destacar, a importância de os objetivos estarem bem definidos e uma preocupação quanto ao entendimento dos mesmos pelas pessoas da organização. Além de decidir a política de recursos humanos a ser adotada, a empresa também deve deixar claro o posicionamento e o tratamento dado às pessoas que nela trabalham.
Uma política de RH deve contemplar o que a organização pretende acerca de alguns principais aspectos, sendo eles:
1) Políticas de Provisão de Recursos Humanos
- Pesquisa de mercado de recursos humanos: Pesquisa e análise do mercado de recursos humanos e onde recrutar (fontes de recrutamento)
- Recrutamento: Como recrutar (técnicas de recrutamento) e prioridade do recrutamento interno sobre o externo
- Seleção: Critérios de seleção e padrões de qualidade, grau de descentralização das decisões acerca da seleção de pessoas e técnicas de seleção
- Integração: Planos e mecanismos (centralizados e descentralizados) de integração dos novos participantes ao ambiente interno da organização
2) Políticas de Aplicação de Recursos Humanos
- Análise e descrição de cargos: Determinação dos requisitos básicos de força de trabalho (requisitos intelectuais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho) para o desempenho do papel
- Planejamento e alocação de recursos humanos: Determinação da quantidade de recursos humanos necessária e a alocação desses recursos em termos de posicionamento em cargos dentro da organização
- Plano de carreiras: Determinação da sequência ótima das carreiras, definindo as alternativas de oportunidades possíveis dentro da organização
- Avaliação de desempenho: Planos e sistemáticas para contínua avaliação da qualidade e adequação dos recursos humanos
3) Políticas de Manutenção de Recursos Humanos
- Administração de salários: Avaliação e classificação de cargos visando ao equilíbrio salarial interno, pesquisas salariais visando ao equilíbrio salarial interno e política salarial
- Planos de benefícios sociais: Planos e sistemáticas de benefícios sociais adequados à diversidade de necessidade dos participantes da organização
- Higiene e segurança do trabalho: Critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos
- Relações trabalhistas: Critérios e normas de procedimentos sobre relações com empregados e com sindicatos
4) Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
- Treinamento: Diagnóstico e programação da preparação e reciclagem constante dos recursos humanos para o desempenho dos cargos
- Desenvolvimento de Recursos Humanos: Aprimoramento a médio e longo prazos dos recursos humanos disponíveis, visando a contínua realização do potencial existente em posições mais elevadas na organização
- Desenvolvimento Organizacional: Aplicação de estratégias de mudança visando a saúde e excelência organizacional
5) Políticas de Monitoração de Recursos Humanos
- Banco de Dados: Registros e controles para a devida análise quantitativa e qualitativa dos recursos humanos disponíveis
- Sistema de Informação: Meios e veículos de informação adequados às decisões sobre recursos humanos
- Auditoria de Recursos Humanos: Critérios de avaliação e adequação permanentes das políticas e procedimentos de recursos humanos
Dessa forma, as políticas de recursos humanos, quando estabelecidas, servem como regra para que a empresa, de forma efetiva, conduza seus colaboradores ao atingimento de metas e objetivos, tanto pessoais como organizacionais e possuem um caráter de orientação.
Essas políticas variam conforme cada organização, uma vez que dependem muitas variáveis organizacionais, como a filosofia da empresa, a cultura e as suas necessidades. As políticas devem estar de acordo com o código de ética da organização, assim governando suas relações com funcionários, clientes, fornecedores, investidores, meio ambiente, entre outros.
E você, já tem definido as políticas de Recursos Humanos da sua empresa?