Como manter um olhar positivo quando tudo ao redor parece estranho, incerto e confuso?
Este é o cenário perfeito para checarmos o quanto nós realmente entendemos o baile de momentos, circunstâncias, e situações impermanentes que é a vida. É natural criarmos na nossa cabeça um cenário onde tudo se encaixaria de forma perfeita, e então poderíamos ser plenamente felizes, nós somos seres desejantes, queremos, batalhamos alcançamos e logo na sequência queremos mais.
Não, não há nada de mal em querer mais, ou desejar transformar uma situação que não é confortável, mas condicionar a nossa felicidade no que não podemos controlar, é no mínimo uma escolha injusta. Quando olhamos para pessoas enfrentando uma mesma situação, e reagindo de formas completamente diferentes, podemos encarar a realidade: em grande parte não controlamos o que acontece nas nossas vidas, mas sempre, SEMPRE poderemos escolher como vamos reagir e lidar com a situação com a qual fomos confrontados.
E quando você entender que não importa o quão difícil pareça o problema,
SEMPRE haverá um caminho...tudo, absolutamente tudo ganhará outra perspectiva na tua vida. Agora tem um ponto: dominados pelo estresse, ansiedade ou pessimismo, fica MUITO difícil tirar coelho da cartola. Vamos lembrar que nosso sistema emocional muitas vezes engole nossa capacidade de analisar racionalmente um problema e construir possíveis caminhos.
Pare. Respire. Organize os pensamentos e as emoções. Coloque o desafio no papel, desenhe algumas possíveis soluções. Amplie referências sobre quem já venceu esse desafio e o que você pode aprender com essa trajetória. Compartilhe teu desafio com quem você confia e veja as ideias se multiplicarem.
Caso ainda acredite ser difícil conseguir superar, faça uma lista de todas as vezes que você duvidou que conseguiria lidar com algo, e descobriu capacidades e forças que nem imaginava. Pára com esse movimento constante de duvidar de si mesmo(a), quando você tem provas suficientes das tuas capacidades! Quando chegar um novo desafio, pergunte-se:
- Como posso fazer pra isso dar certo?
- Quais competências eu sei que possuo e podem me ajudar nessa jornada?
- O que minhas experiências anteriores me ensinaram e como isso pode ajudar aqui agora?
- Quem pode me ajudar a seguir em frente?
E no teu dia a dia, lembre-se: faça o básico:
Cuide da tua saúde física, mental, emocional, espiritual e financeira (bons pensamentos, consumir informação de qualidade, meditar, planejar a semana, perceber e escutar tuas emoções, buscar ajuda quando preciso, a partir das tuas crenças cuidar da tua fé, cuidar das tuas finanças) ;
Amplie referências positivas, quem são pessoas, equipes, grupos, empresas que estão construindo resultados inspiradores e deixando um legado positivo em plena crise? Como você pode diariamente acompanhar e se inspirar neles?;
Prepare estratégias para desafios já conhecidos;
Se conecte com pessoas que te energizam e aquecem o coração;
Mantenha uma rotina positiva que traga otimismo e alegria (lembre-se, segundo estudos 40% da tua felicidade depende disso);
E por último, troque o OU pelo E:
Seja otimista E mantenha os pés no chão.
Seja transparente E cuidadoso(a) na fala.
Seja forte E respeite seus limites.
Se permita ficar triste E se puxe pra seguir a caminhada.
Tenha autonomia E saiba pedir ajuda.
Deseje o sucesso E se mantenha humilde.
Seja comprometido(a) no trabalho E tenha vida pessoal.
Ajude outros E seja sua prioridade.
Realize muitas coisas E descanse.
Saiba trabalhar bem sozinha(o) E ARRASE ao trabalhar em equipe.
Lembre-se, nós criamos um foguete que vai até a lua, nenhum desafio teu ficará sem solução. Por isso ESCOLHA lidar de forma consciente e estratégica com teus desafios e vamos em frente!