Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Podemos ESCOLHER como encarar a realidade?

avatar PAULA FRANCA TISSOT
Paula Franca Tissotfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Podemos ESCOLHER como encarar a realidade?
Criado em 06 MAI. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como manter um olhar positivo quando tudo ao redor parece estranho, incerto e confuso?
Este é o cenário perfeito para checarmos o quanto nós realmente entendemos o baile de momentos, circunstâncias, e situações impermanentes que é a vida. É natural criarmos na nossa cabeça um cenário onde tudo se encaixaria de forma perfeita, e então poderíamos ser plenamente felizes, nós somos seres desejantes, queremos, batalhamos alcançamos e logo na sequência queremos mais.

Não, não há nada de mal em querer mais, ou desejar transformar uma situação que não é confortável, mas condicionar a nossa felicidade no que não podemos controlar, é no mínimo uma escolha injusta. Quando olhamos para pessoas enfrentando uma mesma situação, e reagindo de formas completamente diferentes, podemos encarar a realidade: em grande parte não controlamos o que acontece nas nossas vidas, mas sempre, SEMPRE poderemos escolher como vamos reagir e lidar com a situação com a qual fomos confrontados.

E quando você entender que não importa o quão difícil pareça o problema,
SEMPRE haverá um caminho...tudo, absolutamente tudo ganhará outra perspectiva na tua vida. Agora tem um ponto: dominados pelo estresse, ansiedade ou pessimismo, fica MUITO difícil tirar coelho da cartola. Vamos lembrar que nosso sistema emocional muitas vezes engole nossa capacidade de analisar racionalmente um problema e construir possíveis caminhos.

Pare. Respire. Organize os pensamentos e as emoções. Coloque o desafio no papel, desenhe algumas possíveis soluções. Amplie referências sobre quem já venceu esse desafio e o que você pode aprender com essa trajetória. Compartilhe teu desafio com quem você confia e veja as ideias se multiplicarem.

Caso ainda acredite ser difícil conseguir superar, faça uma lista de todas as vezes que você duvidou que conseguiria lidar com algo, e descobriu capacidades e forças que nem imaginava. Pára com esse movimento constante de duvidar de si mesmo(a), quando você tem provas suficientes das tuas capacidades! Quando chegar um novo desafio, pergunte-se:
- Como posso fazer pra isso dar certo?
- Quais competências eu sei que possuo e podem me ajudar nessa jornada?
- O que minhas experiências anteriores me ensinaram e como isso pode ajudar aqui agora?
- Quem pode me ajudar a seguir em frente?

E no teu dia a dia, lembre-se: faça o básico:

Cuide da tua saúde física, mental, emocional, espiritual e financeira (bons pensamentos, consumir informação de qualidade, meditar, planejar a semana, perceber e escutar tuas emoções, buscar ajuda quando preciso, a partir das tuas crenças cuidar da tua fé, cuidar das tuas finanças) ;

Amplie referências positivas, quem são pessoas, equipes, grupos, empresas que estão construindo resultados inspiradores e deixando um legado positivo em plena crise? Como você  pode diariamente acompanhar e se inspirar neles?;

 Prepare estratégias para desafios já conhecidos;
 
 Se conecte com pessoas que te energizam e aquecem o coração;

 Mantenha uma rotina positiva que traga otimismo e alegria (lembre-se, segundo estudos 40% da tua felicidade depende disso);

 E por último, troque o OU pelo E:
Seja otimista E mantenha os pés no chão.
Seja transparente E cuidadoso(a) na fala.
Seja forte E respeite seus limites.
Se permita ficar triste E se puxe pra seguir a caminhada.
Tenha autonomia E saiba pedir ajuda.
 Deseje o sucesso E se mantenha humilde.
Seja comprometido(a) no trabalho E tenha vida pessoal.
Ajude outros E seja sua prioridade.
Realize muitas coisas E descanse.
Saiba trabalhar bem sozinha(o) E ARRASE ao trabalhar em equipe.

Lembre-se, nós criamos um foguete que vai até a lua, nenhum desafio teu ficará sem solução. Por isso ESCOLHA lidar de forma consciente e estratégica com teus desafios e vamos em frente!

avatar PAULA FRANCA TISSOT
Paula Franca Tissot
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7372 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?