Que muitas pessoas têm dificuldades quando o assunto é estabilidade financeira, não é segredo pra ninguém. Mas você sabe por que isso acontece?
Parece muito simples a teoria de gastar menos do que se ganha, poupar parte do salário, investir, aplicar, mas na prática perder dinheiro à toa é muito mais fácil, e isso acontece porque as pessoas são vulneráveis a sabotadores (padrões mentais negativos).
Veja abaixo alguns desses comportamentos e como reverter essa siuação:
- Não ter objetivos e metas definidas: o primeiro passo é saber o que você deseja e precisa, e definir objetivos de curto e médio prazo. Assim você terá mais facilidade para melhorar outros comportamentos.
- Não fazer um planejamento de compras: faça um planejamento anual dos produtos/serviços, listando tudo o que você quer comprar ou contratar, e o quanto custa cada um desses itens. Só assim você saberá o quanto precisará ter de receita para atingir seus objetivos anuais, e ter mais clareza para priorizar e escolher entre um ou outro.
- Não acompanhar as despesas: imprevistos acontecem e todo mundo sabe, mas se você acompanhar com frequência suas despesas, conseguirá frente a um imprevisto, ajustar seu orçamento. Portanto, defina a periodicidade para visualizar sua situação financeira e fazer ajustes.
- Contratar serviços ou comprar produtos que não serão utilizados: muitas pessoas compram ou fazem assinaturas de produtos/serviços que não utilizam. Por exemplo: assinatura de streaming de vídeo/música; compra cursos que não estudam, entre outros. Reveja os boletos, faturas de cartão de crédito em busca de compras que não estão tendo utilidade e as cancelem.
- Não investir em educação: educação financeira é primordial para quem deseja mudar seus hábitos de consumo, e ter mais consciência sobre seus gastos. Invista tempo em estudar formas de melhoras as finanças de sua empresa/família/casa.
Compreender os motivos pelo qual seu dinheiro não rende ou porque você perde dinheiro, é o primeiro passo se você quer resultados diferentes para sua vida financeira.
Para te auxiliar a iniciar seu processo de melhoria financeira, assista o vídeo abaixo da Nathalia Arcuri e pare de se sabotar
Curta esse post e conte para nós o que achou
Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!