Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Comportamentos que te fazem perder dinheiro!

avatar SUZANNE WANESSA OLIVEIRA MOURA
Suzanne Wanessa Oliveira Mourafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Comportamentos que te fazem perder dinheiro!
Criado em 07 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Que muitas pessoas têm dificuldades quando o assunto é estabilidade financeira, não é segredo pra ninguém. Mas você sabe por que isso acontece?

GIF Presta Atencao Escuta Aqui - GIFs PrestaAtencao EscutaAqui PayAqui

Parece muito simples a teoria de gastar menos do que se ganha, poupar parte do salário, investir, aplicar, mas na prática perder dinheiro à toa é muito mais fácil, e isso acontece porque as pessoas são vulneráveis a sabotadores (padrões mentais negativos).

Veja abaixo alguns desses comportamentos e como reverter essa siuação:

  1. Não ter objetivos e metas definidas: o primeiro passo é saber o que você deseja e precisa, e definir objetivos de curto e médio prazo. Assim você terá mais facilidade para melhorar outros comportamentos.
  2. Não fazer um planejamento de compras: faça um planejamento anual dos produtos/serviços, listando tudo o que você quer comprar ou contratar, e o quanto custa cada um desses itens. Só assim você saberá o quanto precisará ter de receita para atingir seus objetivos anuais, e ter mais clareza para priorizar e escolher entre um ou outro.
  3. Não acompanhar as despesas: imprevistos acontecem e todo mundo sabe, mas se você acompanhar com frequência suas despesas, conseguirá frente a um imprevisto, ajustar seu orçamento. Portanto, defina a periodicidade para visualizar sua situação financeira  e fazer ajustes.
  4. Contratar serviços ou comprar produtos que não serão utilizados: muitas pessoas compram ou fazem assinaturas de produtos/serviços que não utilizam. Por exemplo: assinatura de streaming de vídeo/música; compra cursos que não estudam, entre outros. Reveja os boletos, faturas de cartão de crédito em busca de compras que não estão tendo utilidade e as cancelem. 
  5. Não investir em educação: educação financeira é primordial para quem deseja mudar seus hábitos de consumo, e ter mais consciência sobre seus gastos. Invista tempo em estudar formas de melhoras as finanças de sua empresa/família/casa.

 Compreender os motivos pelo qual seu dinheiro não rende ou porque você perde dinheiro, é o primeiro passo se você quer resultados diferentes para sua vida financeira.

Para te auxiliar a iniciar seu processo de melhoria financeira, assista o vídeo abaixo da Nathalia Arcuri e pare de se sabotar

 

Curta esse post e conte para nós o que achou

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente

avatar SUZANNE WANESSA OLIVEIRA MOURA
Suzanne Wanessa Oliveira Moura
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4577 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?