Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightArtigos

Planejamento Estratégico: Já fez o seu?

avatar NILTON CESAR PIRES
Nilton Cesar Piresfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Planejamento Estratégico: Já fez o seu?
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase



Ano novo chegando.... falta poucos dias para que esse ano de 2022 chego ao fim! Como foi esse ano de 2022 para você? Ainda que somos únicos, os problemas externos nos afetaram positivamente ou negativamente: depende do seu tipo de negócio e como você reagiu e está reagindo aos desafios que vem desde o final de 2019 mudando cenários pelo mundo afora.

Estamos próximo das festas de Natal e Ano Novo.... você planejou as suas ações para esses eventos: sim ou não? Se sim, parabéns! Porque na maioria dos casos, a resposta será um sonoro "não!".

Ainda que o Sebrae e outras organizações apontem para os erros mais comuns entre empreendedores e empresários, ainda que os números estejam ai a disposição de quem se interessar em pesquisar, a resistência da maioria, supera o esforço da minoria! E isso, traz graves consequências, entre tantas, podemos destacar a não geração de novos empregos e o aumento dos números de falências de empresas no nosso amado Brasil. E diante disso, faço a pergunta: "Se pudemos melhorar, porque não melhorar?". Ainda que esforços precisem ser despendidos, só de saber que estamos aumentando as chances de dar certo, isso já nos fará sentir-nos melhor.

Se você quer fazer parte do time dos que estão dispostos a fazer o necessário com excelência, seja bem vindo! Vamos juntos construir negócios que resistam ao tempo e que criem empregos e mudem cenários negativos para cenários de prosperidade e riqueza em nossa Nação.

E agora, vem a pergunta: e como fazemos isso? Respondo:

- com conhecimento, métodos, ferramentas e trabalho focado e inteligente.

Para começar, precisamos ter o conhecimento do estado atual. Responda ai: Onde você está agora? É um lugar que você gostaria de estar ou há um lugar onde você gostaria de estar e deixar esse, atual? 

Planejar começa com o conhecimento do estado atual e o conhecimento do estado desejado. É entender o contexto que você está inserido e definir  onde você chegar.

Esse entendimento e esse ato de determinar onde queremos chegar, será o ponto principal que irá determinar todo o Planejamento Estratégico de seu negócio ou se preferir, da sua própria vida! Afinal, Planejamento e ser Estratégico não é algo que se usa apenas para o mundo dos negócios: ele pode e deve ser usado como ferramenta pessoal. Quando usamos o Planejamento para nossa vida pessoal, ai estamos falando do Planejamento Pessoal.

Mas considerando que você é um empreendedor ou um empresário já em atividade, aconselho a cuidar de seu negócio. Ele precisa que você aponte os caminhos a ser seguido pelos próximos 365 dias do próximo ano. E após cuidar dele, faça o seu planejamento pessoal para que, você e seu negócio tenham um match perfeito! Tenho visto em algumas consultorias minhas, uma total disparidade entre os caminhos do empresário com os caminhos da empresa. Isso não é bom! É preciso ter uma vida pessoal que não cause danos ao seu negócio e vicer versa. Vou dar um exemplo:

Atendi um amigo que queria comprar uma Chacará no valor de 1 milhão de Reais. e para chegar em seu sonho, todo o dinheiro de seu negócio era usado na compra e na realização de seu negócio. Logo de cara, perguntei: "qual é seu Pró labore?" e de pronto ele respondeu:

- "O que é isso?"

A resposta dele já me respondeu a causa de minha presença como consultor ali: o problema de caixa da empresa não era causado por falta de vendas, mas sim, de uma falta de entendimento do meu amigo em compreender que "uma empresa tem seus sonhos separados dos nossos sonhos". Foi uma luta com meu amigo mas no fim, entendeu que a empresa precisa ter oxigênio e vitalidade. E isso, só se consegue com Planejamento.

Para que você não cometa o erro do meu amigo, faça o planejamento pessoal de suas metas e objetivos separados dos Objetivos e metas de sua empresa. lembre-se: é você que trabalha por ela! E não o contrário! A empresa te paga um salário e isso deve ser bem claro para você. Aprenda a viver com o salário que a emrpea te paga e não com o dinheiro que ela tem no caixa!



avatar NILTON CESAR PIRES
Nilton Cesar Pires
Tecnólogo em Processos Gerenciais; Bacharel em Administração; Bacharel em Ciências Contábeis; MBA em Engenharia da Produção e Especialização em Gestão de Pessoas. Natural e residente em São Paulo, fala sobre Life Coaching; Empreendedorismo; Gestão de Negócios ; Liderança; Formação de Equipe; Marketing para Pequenas Empresas; Estratégia; Melhoria Contínua e Finanças. Foco total em Pessoas! Afinal, são elas que fazem as coisas acontecerem! favorite_outline Seguir Perfil
fixo
Em alta
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?