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Planejamento estratégico para os MEIS

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Planejamento estratégico para os MEIS
Criado em 16 NOV. 2021
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Mais um ano se inicia, muitas metas e sonhos a serem alcançados e a minha pergunta, para você que é MEI é: e seu planejamento estratégico de 2021, já pensou nele? 

Não ache que um planejamento serve apenas para os grandes. Você, microempreendedor individual, também deve ter o seu, pois para trabalhar com mais qualidade e crescer com um propósito, o planejamento estratégico é necessário. Não é um bicho de sete cabeças, é o seu dia a dia, é o caminho a ser percorrido para chegar aos objetivos estabelecidos. 

Vem comigo, vou te dar alguns direcionamentos, para você estruturar o seu planejamento estratégico de 2021 
 

Elimine distrações

O planejamento estratégico é frequentemente colocado de lado por negócios mais imediatos. Para garantir que o processo de planejamento receba a atenção que merece, escolha um ambiente tranquilo para listar suas ideias, objetivos e estratégias. Isso eliminará interrupções e melhorará seu foco.

 

Saiba quem você é

A missão, a visão e os valores da sua empresa definirão a direção do seu plano estratégico. Caso ainda não tenha feito isso, você precisará articular claramente por que sua empresa existe como uma organização, pelo que você deseja ser conhecido, suas crenças centrais e princípios orientadores.

 

Entenda sua situação atual

Para saber como chegar aonde deseja, você precisa entender seu ponto de partida. Uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é um bom exercício para ajudá-lo a esclarecer sua situação atual, e os fatores internos e externos que provavelmente o ajudam ou atrapalham na busca por seus objetivos.

 

Estabeleça metas a curto e longo prazos

Você deseja identificar objetivos estratégicos a longo prazo (três ou cinco anos), bem como metas a curto prazo (o que você pretende realizar no próximo mês ou ano).

Essas metas podem estar relacionadas ao lançamento de novos produtos ou serviços, aquisição de novos clientes, expansão para novos mercados, aumento da lucratividade e da visibilidade de sua empresa ou qualquer outra coisa que seja importante para o seu negócio.  Lembre-se de que seus objetivos devem ser ambiciosos o suficiente para serem desafiadores e inspiradores, mas não inatingíveis. Para saber mais sobre como estabelecer metas e objetivos, clique aqui.

 

Crie um plano para atingir seus objetivos

Após definir seus objetivos, esboce as estratégias e táticas que usará para alcançá-los. Você também precisará identificar os recursos necessários para implementar as estratégias como equipe, fornecedores, instalações, equipamentos e estoque, bem como os custos envolvidos e o impacto nas receitas. Se você precisar de financiamento adicional, identifique também as fontes de crédito. Para saber mais sobre como estabelecer metas e objetivos, clique aqui.

 

Foco no crescimento e valor

Frequentemente, as empresas se engajam no plano operacional e acham que estão colocando em prática o planejamento estratégico. Continuar a fazer o que você sempre fez não é estratégia de forma alguma (a menos que você tenha ponderado as alternativas). Concentre-se em como você fará o seu negócio crescer e, em particular, quais inovações de produto ou serviço irão melhorar a experiência do cliente.

 

Assertividade na execução

Um plano bem elaborado que acaba esquecido em algum lugar não traz resultados, certo? Seu plano estratégico deve incluir um plano de ação com tarefas, responsabilidades e cronogramas específicos, e você precisará responsabilizar-se pela obtenção de resultados. Para isso, você pode contar com a ajuda de aplicativos de gerenciamento de projetos como Trello e Asana.

 

Mantenha seu plano flexível

Não fique tão apegado aos detalhes do seu plano a ponto de não ser capaz de responder às mudanças do mercado. Agilidade é uma das principais vantagens de uma pequena empresa ao competir com empreendimentos maiores. Portanto, esteja pronto para ajustar sua estratégia e buscar novas oportunidades, desde que elas estejam em conformidade com seus objetivos a longo prazo.

Seja qual for o tamanho de sua empresa e qualquer que seja o seu setor, um planejamento estratégico pode fornecer orientação para suas decisões à medida que você cresce, mantendo-o no curso para atingir seus objetivos garantindo que seu negócio sempre opere de uma forma consistente com a missão, visão e valores da empresa.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você.

Um abraço, Bianca Becker.

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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