Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Planejamento estratégico: o caminho certo para o sucesso da sua empresa

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Planejamento estratégico: o caminho certo para o sucesso da sua empresa
Criado em 21 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Todo empreendedor sabe a importância que um planejamento estratégico tem, sabe que para desenvolver e conquistar seus objetivos é fundamental ter a visão de curto, médio e longo prazo do seu negócio.

Mas, mesmo sabendo dessa importância, nem sempre encontra a melhor forma de realizá-lo e não tem clareza necessária de como funciona exatamente todo o processo. Vamos entender um pouco mais desse processo tão importante?

O planejamento estratégico é um conceito básico da gestão e administração empresarial e permite que a empresa se organize, criando integração de várias funções, tornando todos os processos mais eficientes e assertivos, possibilitando assim uma visão ampla de todos os resultados.

É importante lembrar que o planejamento pode e deve ser estruturado em qualquer negócio, independentemente de seu tamanho e segmento de atuação.


BAIXE AGORA MESMO O E-BOOK SOBRE COMO CRIAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA


Mas o que é Planejamento Estratégico?

Planejamento estratégico é o processo que dá início e direciona às tomadas de decisões da empresa, é a partir dele que serão determinados os próximos passos, os recursos utilizados e a forma de agir em cada etapa.

Esse momento é tão importante que requer atenção e análise minuciosa de todos os setores e colaboradores da empresa, desta forma é possível trabalhar com o mesmo foco e propósito, cumprindo assim tudo o que foi acordado no plano de ação.


Planejamento Estratégico e sua importância


BAIXE AGORA MESMO O E-BOOK SOBRE COMO CRIAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA


Muitas empresas precisam organizar e determinar operações para garantir o uso mais adequado dos recursos e, consequentemente, alcançar o resultado esperado.

O planejamento estratégico tem essa função, além de estruturar de forma concreta o plano de negócios, torna mais visível os objetivos, possibilitando alcançar o caminho até o sucesso.


Se você deseja que seu negócio possua mais qualidade e cresça com um propósito, o planejamento estratégico é uma necessidade, pois sem uma estratégia, o negócio perde o direcionamento ao longo do percurso e, principalmente, ao objetivo final.


E qual a melhor maneira de alcançar os resultados?


1. Saiba qual é o seu propósito
Você já se perguntou tudo a respeito do seu negócio?
Para alcançar o sucesso tão sonhado é importante ter alguns pilares bem estabelecidos, ou seja, é preciso saber a identidade do seu negócio, sua função, seus objetivos e quais resultados deseja atingir, a partir daí, com a utilização do planejamento estratégico, alcançar o resultado será somente uma questão de tempo.

Se perguntar: Onde está atualmente? Onde quer chegar? E, como pretende chegar? É um bom início para esta jornada. 


2. Crie seu plano de ação
Alcançar os resultados pretendidos vai depender de diversos fatores, é necessário criar um plano de ação para seu negócio.

Neste momento é preciso analisar todas as forças e fraquezas do seu negócio e, então, traçar estratégias que contemplem todos os detalhes e impulsionem o seu caminho. É o plano de ação que será responsável por todos os passos até que seu negócio alcance o resultado final.

3. Estabeleça metas e objetivos

Trace metas, estratégias e objetivos pensando não somente no momento atual, mas também no futuro, isso trará muito mais consistência aos seus resultados. Ao criar metas desafie-se, motive-se, mas não deixe de lado o realismo. Não crie expectativas inalcançáveis e objetivos inatingíveis, isso poderá trazer desmotivação e desânimo a todos colaboradores.

Lembrando que todo e qualquer planejamento deve envolver a todos da equipe e não somente a diretoria, cada funcionário deve se sentir parte do processo, esse envolvimento e união em um mesmo propósito são fundamentais para trazer motivação e dar cumprimento a todos os objetivos traçados.

4. Acompanhe seus números
Fazer reuniões periódicas para acompanhar e analisar metas, resultados e cada etapa do processo também é essencial, assim é possível avaliar e, se preciso, redefinir pontos e posicionamentos que não estejam gerando resultados positivos, desta forma seu negócio se mantém em crescimento constante em um mercado tão desafiador.


Independente do tamanho da sua empresa e qual seja o setor de atuação, um bom plano estratégico orienta suas decisões em cada etapa do seu caminho, estabelece vínculos positivos com todos os envolvidos, o mantém sempre no melhor caminho para atingir seus objetivos, e, principalmente, garante que seu negócio trabalhe de uma forma correta constantemente.

BAIXE AGORA MESMO O E-BOOK SOBRE COMO CRIAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA


Não perca mais tempo, estruture o planejamento estratégico da sua empresa e alcance os melhores resultados do mercado.


Espero que você tenha gostado deste conteúdo e dê o PLAY no seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO!


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 751 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil