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Planejamento estratégico no VAREJO

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Planejamento estratégico no VAREJO
Criado em 13 JAN. 2021
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2021 chegou e você, já fez seu planejamento? Definiu suas metas? Os resultados que deseja alcançar neste novo ano? E como será o processo para se chegar lá? Tudo isso se resume a PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

A gestão de varejo não pode promover produtos e definir o sortimento de mercadorias adequadamente sem um plano detalhado.

O processo de planejamento requer uma análise aprofundada dos motivos da empresa para determinar quais estratégias implementar. Embora possa ser demorado, esboçar um plano detalhado é essencial para uma execução bem-sucedida. Os varejistas podem começar seguindo algumas etapas, vamos ver.
 

Definição de benchmarks

As empresas precisam definir metas específicas de curto, médio e longo prazos. Em vez de estabelecer um objetivo geral para aumentar as vendas, a administração deve definir benchmarks (comparação entre a performance e o desempenho relativo) sobre quais desempenhos de produtos precisam melhorar, metas específicas de receita e margens de lucro ideais para cada item. Os objetivos podem ser:

  • Objetivos Internos:  a gestão de varejo deve obter relatórios e definir metas práticas de vendas e receita com base no desempenho do produto. Cabe avaliações de metas mensais, trimestrais e anuais claras para motivar os funcionários e mantê-los focados no aumento das vendas;
  • Objetivos Externos: referem-se ao desempenho geral do varejista de acordo com os clientes e sua experiência. Isso pode incluir atendimento ao cliente, retenção, fidelidade e preços de produtos. As empresas devem ter como objetivo criar uma experiência personalizada que atraia e gere clientes fiéis.

 

Analise o Mercado

Uma vez que os objetivos da empresa estejam claramente definidos, é hora de analisar o mercado atual. A pesquisa pode expor as estratégias, desempenho e fraquezas dos concorrentes, bem como as expectativas dos consumidores. Isso permite que você desenvolva um plano de ação que atenda às necessidades do cliente e se destaque da concorrência.

 

Analise o comportamento do cliente

Se uma empresa não entende seu público-alvo, ela não pode lançar e promover produtos corretamente para atraí-los. Portanto, os varejistas precisam entender o que os consumidores esperam de produtos e marcas.

Primeiro, as empresas devem entender quais tipos de dados demográficos, geográficos, comportamentais e psicográficos existem no mercado para seus produtos. Então, eles podem inovar experiências personalizadas e imagens de marca para atrair o público. No entanto, os varejistas devem monitorar continuamente o feedback e as preferências do cliente para evitar a irrelevância ou estagnação.

 

Delinear estratégias de varejo

Depois de determinar o mercado-alvo, as equipes de marketing podem começar a desenvolver promoções eficazes para seus produtos e identidade da empresa. O varejista deve estabelecer uma imagem positiva que não apenas atraia os clientes, mas também ilustre com precisão o que eles podem esperar.

Outro objetivo principal da implementação de uma estratégia de varejo é permanecer competitivo. As empresas podem conseguir isso por meio de vários métodos, como preço, variedade e qualidade do produto, formas de pagamento, entre outras. Proporcionar uma experiência única que os clientes não podem receber em nenhum outro lugar é uma vantagem significativa.
 

Implementar estratégias

Uma vez que o mercado e os clientes foram analisados, as metas definidas e os planos traçados, as empresas podem começar a implementar suas estratégias.

Você deve compreender que alguns métodos podem exigir mudanças adicionais no modelo de negócios, pessoal, contabilidade ou cadeia de suprimentos. Essas alterações podem ser encontradas com relutância dos funcionários, pois eles podem ter que lidar com mais responsabilidades.

No entanto, com um planejamento bem-sucedido, a equipe pode assumir facilmente suas novas funções para evitar sobrecarregar alguns funcionários. As empresas devem considerar a oferta de incentivos e bônus, caso os funcionários se adaptem bem às estratégias, melhorando o desempenho no trabalho.

 

Analise o desempenho da estratégia

Após a implementação dos métodos, você precisa monitorar continuamente o desempenho para garantir que as melhorias sejam consistentes. O regulamento também ajuda a identificar quaisquer erros em um processo para que você possa reparar rapidamente quaisquer danos. Ah, não esqueça de observar os pontos fortes e fracos para agilizar o planejamento futuro.


Em resumo, o planejamento para quem é do segmento de varejo é vital para definir os objetivos de negócios e manter uma posição firme em um mercado competitivo.

O ano começou e agora é o momento para planejar e colocar em prática para obter o sucesso esperado. Gostou desse post? Espero que sim. 

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Um abraço, Lucas Hahn.

 

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Lucas Hahn
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