Sabemos da importância que o Marketing Digital traz para as empresas, principalmente, nesse momento de pandemia onde muitas empresas precisaram se reinventar e começar a divulgar e vender seus serviços e produtos de forma online.
E com isso, entendemos também como é importante aliar a comunicação entre o setor de Marketing e o Comercial. Afinal, o Marketing é um dos departamentos mais estratégicos das empresas e, quando se consegue trabalhar em conjunto com o departamento de vendas a chance de melhorar os resultados é maior ainda.
Mas para que isso aconteça de forma assertiva é essencial ter como base um Planejamento de Marketing com metas e objetivos (de curto, médio e longo prazo), para se chegar a um resultado final esperado. Porém, só criar um planejamento não é suficiente, é preciso segui-lo à risca e caso a realidade da empresa mude com os meses seguintes de maneira que afete o planejamento, é necessário redesenhá-lo.
Apesar da importância de se ter um planejamento muitos empreendedores não conhecem a necessidade dele para sua empresa. Por isso, criei este conteúdo para que você possa entender tudo sobre o Planejamento de Marketing e como poderá colocá-lo em ação no seu negócio.
O que é Planejamento de Marketing?
É uma atividade na qual a empresa identifica e organiza estratégias que permitam alcançar um determinado objetivo. Este planejamento pode ser aplicado à empresa como um todo, ou destinar-se às campanhas de produtos e/ou serviços. A partir deste planejamento, será possível reconhecer pontos fortes, fraquezas, dados do mercado e da concorrência.
Quais benefícios um Planejamento de Marketing pode trazer para a minha empresa?
Um planejamento auxilia a atingir objetivos focados no mercado e também na instituição, com ações internas como: melhorar a organização de tarefas e atingir satisfação de funcionários, e externas como: alcançar maior número de clientes.
Orienta decisões importantes que a empresa precisará tomar para alcançar os objetivos desenhados para um período específico e contribui na melhoria das práticas da empresa que serão utilizadas para embasar os objetivos e às ações que serão feitas para atingi-los.
Ajuda a enxergar pontos fortes e fracos da empresa, além de mostrar as ameaças e oportunidades em relação a outros negócios.
Como um Planejamento de Marketing pode auxiliar os setores de Marketing e Comercial?
Muitas empresas acabam encontrando problemas entre as áreas, pois normalmente um setor acaba sempre colocando a culpa de um erro no outro, pois ainda se a ideia de que cada área cuida de suas atribuições sem nenhum tipo de integração. E a verdade é que isso está muito errado.
Na criação de um Planejamento de Marketing ambos setores deverão pensá-lo juntos. Pois, é necessário entender a persona da empresa, o conteúdo que poderá ser trabalhado (afinal, o time comercial poderá sugerir assuntos baseados nas dúvidas frequentes que ouvem dos clientes) e entender metas e indicadores (é importante ter um funil de vendas bem definido, que indique a fonte de leads, que tipo de estratégia dá mais retorno e o que não tem funcionado).
Dicas de como criar um Planejamento de Marketing
Para entender melhor como criar um Planejamento de Marketing siga as seguintes dicas:
Analise o Mercado
A análise é essencial para conseguir entender seus reais desafios e conhecer os aspectos mais importantes para levar em conta no momento de planejar os seus projetos.
Entenda o seu Público-Alvo
De nada vale criar uma estratégia para alcançar o consumidor se você não tem informações sobre quem ele é ou quais são as suas reais necessidades.
Defina Canais
Um fator muito importante é definir os canais que serão usados para se aproximar do seu público e manter um bom relacionamento que garanta maior produtividade com as vendas. Estude quais veículos de comunicação terão uma melhor resposta para as estratégias e planejamentos criados para o seu negócio.
Elabore um cronograma de ações
Um cronograma vai ajudar você a enxergar como o seu planejamento se dá na prática. Ele pode também ajudar a analisar a viabilidade das ações. Não esqueça de definir o tipo de conteúdo que será trabalhado. Lembrando sempre que ele deverá ser relevante para o seu público.
Para entender mais sobre estratégias de conteúdo, dê uma olhada nesse blog post sobre o LinkedIn e entenda como você poderá usar a plataforma em sua empresa.
Trace metas e objetivos
Estabeleça objetivos claros para o que você quer. E não esqueça de eleger métricas para avaliar o sucesso das ações e alcançar esses objetivos.
Monitore, avalie e corrija
Para alcançar seus objetivos, é preciso estar atento a cada passo da jornada para não errar o caminho. Acompanhe sempre como está cada processo do planejamento e não deixe de avaliar e corrigir qualquer falha que apareça, só assim você poderá chegar no resultado esperado.
Conclusão
Um Planejamento de Marketing bem estruturado é capaz de mudar o direcionamento da sua empresa. Dedique-se em fazer o de sua empresa, avaliando e reavaliando periodicamente para atender e ajustar possíveis mudanças no mercado e na sua empresa, garantindo assim os objetivos e metas definidos e mantendo o bom desempenho do seu negócio.
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E agora, mãos à obra e bons negócios!