Certamente você já ouviu falar ou até pensou que a prática é diferente da teoria.
E será mesmo?
Os Empreendedores Marcos Paulo Doneda e Renato Clemente que o digam. No início de 2016 resolveram empreender e montaram uma empresa de instalação e manutenção de ar condicionado. Buscaram consultorias no Sebrae para analisar a viabilidade do negócio e fizeram cursos na área de empreendedorismo.
Nos dois primeiros anos da empresa, botavam a mão na massa, atendiam clientes, faziam toda operação, desde a parte administrativa até a instalação e manutenção dos equipamentos. Foi quando resolveram que estava na hora de ampliar, alugaram uma sala comercial, compraram materiais e equipamentos para venda, montaram uma loja e contrataram funcionários. Nesse mesmo ano houve a greve dos caminhoneiros, ano eleitoral e copa do mundo o que conturbou um pouco o andamento dos trabalhos.
A loja teve 5 meses de vida, com alto custo do aluguel, funcionários sem experiência que demandavam muito tempo para treinamento, e falta de equipamentos.
Os empresários se viram obrigados a fechar as portas.
O baque foi grande, mas gerou muito aprendizado. Os sócios continuaram a trabalhar, porém se obrigaram a dar um passo para trás. Continuaram com a empresa no ramo de ar condicionado e foram aos poucos se refazendo.
O recomeço
Em 2020 ambos estavam descontentes com o cenário da empresa, chegaram a conversar sobre fechar o negócio, e os rumos que dariam caso continuassem. Foi aí que, através de um grupo de empresários que participavam, conheceram algumas ferramentas que poderiam ser aplicadas na empresa como 5W2H e PDCA e começaram a utilizar essas ferramentas. Porém a pandemia da Covid-19 chegou, e apesar de ter impacto sobre os contratos já fechados, haviam muitas obras já em execução e novos clientes surgiram, fruto do isolamento social, as pessoas buscavam maior conforto em casa, instalando ar condicionado em suas residências. E os empresários se depararam com a seguinte questão: temos que ampliar, e agora?
Já tinham uma experiência negativa quando fizeram uma mudança, foi então que usaram o Know-How para fazer diferente. Lembraram de uma frase que haviam escutado há muito tempo: 'É na crise que se cresce', e usaram isso como engrenagem para focar nas ações.
Buscaram consultorias para planejar cada passo que seria dado. Fizeram todo planejamento financeiro, de investimentos e fluxo de caixa, além de consultorias de marketing para definir estratégias de divulgação e vendas, e consultorias de processos e 5S para organizar a empresa. O planejamento ajudou a terem uma visão mais ampla da empresa e otimizar custos e tempo.
Após muita análise, em meio à pandemia, contrataram quatro funcionários e montaram duas equipes de instalação e manutenção. Com isso os sócios se dedicaram a ações estratégicas para a empresa, focando em qualificação da equipe, padronização dos processos, prospecção de clientes e na qualidade dos serviços prestados.
Continuam focados em ampliar a empresa e no aprimoramento contínuo. E hoje perceberam a importância do planejamento e da análise de riscos, pretendem seguir por esse caminho, pois afirmam que as ações realizadas apresentaram ótimos resultados, e ainda pretendem colher muitos frutos.
E você empreendedor, está preparado para se planejar???