Você já ouviu falar no PIX, o novo meio de pagamento que está sendo criado pelo Banco Central e tem sua data prevista de lançamento para toda a população em 16 de novembro?
Não! Então dá uma lida nesse artigo, porque o PIX vem para inovar e modernizar o meio de pagamento do seu negócio, trazendo facilidade e rapidez para os seus clientes.
Mas afinal, o que é o PIX?
O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos e é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para você empreendedor. O Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora.
E quem pode usar o PIX?
Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga em um prestador de serviço de pagamento, que pode ser instituições financeiras ou instituições de pagamento, participantes do Pix.
E todas as instituições financeiras ou de pagamento participarão do PIX?
Instituições financeiras e instituições de pagamento, incluindo fintechs, podem ofertar o Pix aos seus clientes. Algumas dessas instituições terão que ofertar de forma obrigatória, como por exemplo as instituições financeiras ou de pagamento autorizadas pelo BC com mais de 500 mil contas de clientes ativas. As demais instituições financeiras e de pagamento, inclusive aquelas instituições de pagamento não sujeitas à autorização pelo BC, podem ofertar esse serviço de forma facultativa, desde que façam adesão ao Pix.
Mas como vou saber se o meu banco poderá ou não oferecer o PIX?
O Banco Central manterá atualizado em seu site a relação com as instituições autorizadas a oferecer o serviço. A lista de instituições participantes em processo de adesão ao Pix pode ser consultada aqui.
E quais são os benefícios?
A inovação e modernização nos processos estão acontecendo para melhor a vida de empreendedores e consumidores.
E você, o que está fazendo para a sua vida e a vida do seu cliente?
Gostou das novidades sobre o PIX? Conta pra gente o que achou aqui nos comentários.
Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!
O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você com relação a sua empresa.
Nos acione através dos seguintes canais:
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail