Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Pix está mais popular entre comerciantes e órgãos do governo

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Pix está mais popular entre comerciantes e órgãos do governo
Criado em 30 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o sistema de pagamentos instantâneos Pix foi lançado em novembro de 2020, permitindo que os usuários façam transferências rápidas a qualquer momento do dia, ainda que para contas bancárias diferentes. Os benefícios da utilização do Pix não se limitam apenas à agilidade, mas também à privacidade e à facilidade que o sistema agrega.


De acordo com a Associação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix estabeleceu-se como principal modo de pagamento utilizado pelos brasileiros, levando em consideração dados do Banco Central. Em abril de 2022, o número de chaves Pix ativas, identificação que pode ser o CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória pela qual o usuário pode realizar as transações, chegou a 438,4 milhões.


O levantamento demonstrou que foram realizadas 26 bilhões de transações pelo sistema desde o início de seu funcionamento até setembro de 2022. Os motivos são variados, mas certamente aquele que se destaca é a facilidade com que as transações podem ser efetuadas, sejam elas comerciais ou não, o que leva a uma redução da dependência do dinheiro em espécie, cada vez menos utilizado, de acordo com especialistas do BC. 


Nesse sentido, a adoção do Pix tem sido amplamente incentivada pelo governo e pelas instituições financeiras de maneira geral, em substituição aos métodos tradicionais. Do ponto de vista dos comerciantes, a disponibilidade do serviço, a redução de custos, a segurança e a ágil integração são alguns dos benefícios da utilização do Pix cotidianamente. 


No que diz respeito aos serviços públicos, o sistema apresenta vantagens significativas  agilizando e desburocratizando as transações e pagamentos de serviços e ações públicas, possibilitando a troca entre diferentes instituições do governo. As transações são consideradas seguras, dado que são realizadas por meio de mensagens que são assinadas de maneira digital e criptografadas por uma rede assegurada.


A fim de fortalecer ainda mais esse fato, o Banco Central adotou restrições pontuais, tais como a limitação de R$ 1 mil para transações noturnas, válido para qualquer operação, seja entre pessoas físicas ou micro e pequenos empreendedores. Embora esteja sendo bastante utilizado, trata-se de uma tecnologia recente, o que leva os comércios e outras instituições a estarem ainda em processo de adaptação.


Tudo isso requer a contratação de desenvolvedores e analistas de sistemas para aderir ao Pix com segurança nos e-commerces, dada a transformação e migração das lojas para o espaço digital, o que acarreta em mais um desafio para aqueles que utilizam a ferramenta como principal forma de pagamento em seus negócios.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4570 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?