Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pílulas do Conhecimento - Primo Rico - 10 Dicas infalíveis para a gestão financeira dos pequenos negócios

avatar CHRISLAINE CAROLINE DE SOUZA
Chrislaine Caroline De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Pílulas do Conhecimento - Primo Rico - 10 Dicas infalíveis para a gestão financeira dos pequenos negócios
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para que uma empresa possa buscar crédito é importante que ela conheça suas necessidades e, principalmente, a sua situação financeira.


Pensando na gestão financeira dos pequenos negócios, o Thiago Nigro (Primo Rico) apresenta 10 dicas que podem te ajudar a melhorar o seu processo de gestão antes de recorrer ao crédito.


No vídeo, vemos as seguintes dicas:

  1. Saiba precificar o seu produto ou serviço na hora de precificar, considere todas as variáveis, exemplo: custos diretos e indiretos, margem de lucratividade, frete e outras despesas necessárias para a fabricação do produto ou para a prestação do serviço. É importante que o preço cubra essas despesas e possua lucro, para que a sua empresa tenha margem positiva nas vendas.
  2. Defina um preço certo, que cubra os custos e despesas do negócio calcule o preço, mas que esteja dentro do preço praticado no mercado, de modo que o seu preço seja adequado e, ao mesmo tempo, competitivo no mercado.
  3. Planeje receitas, gastos e investimentos necessários para o desenvolvimento do negócio não basta pensar no curto prazo, é necessário planejar o futuro do negócio, para que ele tenha continuidade.
  4. Defina metas de receita superiores aos gastos de operação do negócio as metas direcionam os esforços do empreendedor para que ele atinja os resultados esperados, neste caso, para a obtenção de lucro.
  5. Controle tudo o que entra e sai do caixa gerenciamento do fluxo de caixa.
  6. Não compre mais do que o necessário para produzir e vender se você está começando o negócio onde haja fabricação de produtos, ter estoques muito grandes pode comprometer o investimento inicial do negócio. No início das atividades, é recomendável que o estoque seja menor/enxuto, mas suficiente.
  7. Controle de receita e despesas tem relação com o fluxo de caixa. Muitas vezes o cliente paga a prazo pelos produtos ou serviços que a empresa oferece. Para que a empresa não sofra impactos financeiros negativos, é necessário que o fluxo de caixa esteja equilibrado.
  8. Não misture o dinheiro da empresa com o da pessoa física nos pequenos negócios, é muito comum o empresário misturar suas finanças pessoais com as da empresa, mas é preciso separar as coisas. Tenha uma conta pessoa física para suas finanças pessoais e uma conta pessoa jurídica para as finanças do seu negócio. Estipule um pró-labore/retirada mensal para os sócios. Isso vai te ajudar a gerenciar melhor.
  9. Formas de captação de dinheiro comparar linhas de crédito com instituições financeiras e avaliar as opções com melhores taxas e prazos.
  10. Recorra ao crédito só depois que esgotar outras opções toda dívida te fragiliza. Primeiro, tente negociar prazos e condições com seus fornecedores. Somente busque o crédito se ele for a sua última opção.


E aí, você já aplica alguma dessas práticas? Se não, que tal parar por um momento e refletir como está a situação financeira da sua empresa? É importante tirar um momento e colocar tudo na ponta do lápis. Aproveite as dicas do vídeo e, caso precise de ajuda para organizar as finanças da sua empresa, procure o Sebrae!

avatar CHRISLAINE CAROLINE DE SOUZA
Chrislaine Caroline De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 752 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil