A série Grace & Frankie trata da vida de duas senhoras que, após terem o rumo de suas vidas completamente abalado após o pedido de divórcio de seus maridos, encontram conforto uma na outra, e não só isso, decidem tornar-se empreendedoras, independentes e que atendem outras pessoas da mesma faixa etária com problemas que ninguém mais sequer imaginava existir!
Em sua jornada, elas percebem que, muitas vezes, uma grande ideia surge ao reparar em suas próprias necessidades não atendidas pelo mercado. Elas começam a observar algumas dificuldades comuns entre pessoas de seu círculo de amigos e trazem soluções criativas que buscam trazer mais qualidade de vida e facilidades nos anos dourados.
Quebrando tabus, elas trazem à tona uma verdade completamente ignorada pelo mercado atual, explorando o fato de que existe sim sexualidade na terceira idade, e atendendo um público que nunca havia sido realmente visto já em sua primeira empreitada, que vira um grande sucesso.
Na sua segunda ideia, ela trata um problema bastante comum entre os idosos, trazendo um vaso sanitário cujo assento os levanta numa posição que força menos os joelhos, de acordo com uma dificuldade que a própria empreendedora teve ao encontrar-se um dia incapaz de levantar do assento sem apoio.
Esse seriado mostra que não importa a idade, pessoas mais experientes podem ter ideias inovadoras, e que não há problema nenhum em precisar de ajuda em alguns âmbitos para alcançar o sucesso!
Uma cena bem importante na série, foi o momento em que elas buscam apoio financeiro para a sua ideia que já estava muito bem estruturada, e receberam um preconceituoso não de todos os bancos nas busca por crédito para financiar a produção da sua ideia.
Outro ponto abordado na série é a sociedade/parceria de negócios, as duas empresárias, donas de personalidades completamente diferentes, utilizam suas habilidades de forma complementar. Grace é a parte sólida, responsável, uma empresária com muitos anos de experiência, já a Frankie traz criatividade e inovação ao negócio de forma arrojada.
Sozinhas elas não conseguiriam montar um negócio de sucesso, mas quando se alinham e unem forças, o negócio decola, e a satisfação de suas clientes mostra que essa parceria tem sim muito potencial.
A parte mais importante da série é a amplitude da sua abordagem, ela mostra todo o potencial que perdemos quando achamos que alguém está velho demais para empreender, as oportunidades, dificuldades e preconceitos vivenciados pela população 60+.
Portanto, se você já possui mais de 65 anos e está com dificuldade para fundar o seu negócio ou dar andamento na realização do seu sonho, saiba que não é tarde, e que hoje já existem diversas iniciativas que visam fomentar o empreendedorismo na terceira idade. Seguem algumas dicas para ajudar na sua iniciativa e lembre-se, sempre que precisar, conte com o Sebrae!
Fonte: Sebrae