Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Pílulas do Conhecimento: Fome de Poder

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Pradofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Pílulas do Conhecimento: Fome de Poder
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 09 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É um filme biográfico de 2016 que tem como personagem o empresário Ray Kroc e retrata a história da criação da rede de fast food McDonald's. No drama, também são protagonistas os fundadores da empresa, Richard e Maurice McDonald.


Ray Kroc é um vendedor ambulante que tem muita ambição. Depois de saber que um drive-in em San Bernardino está pedindo um número incomum de mercadorias, Ray vai até California para vê-lo. Lá, ele encontra um estabelecimento chamado McDonald's um restaurante muito popular com um serviço rápido, comida de alta qualidade, recipientes descartáveis e uma clientela familiar.


Ray se reúne com os irmãos Maurice (apelidado como Mac) e Richard (apelidado como Dick) e visita a cozinha e registra a ética de trabalho dos empregados. Dick explica que os alimentos de alta qualidade e o serviço rápido são a espinha dorsal de sua janta, principal carro-chefe do negócio.  


No dia seguinte, Ray sugere para os irmãos franquias de restaurantes e descobre que eles já haviam tentado, porém encontraram apenas proprietários ausentes e padrões inconsistentes que, eventualmente, levaram ao fracasso do modelo de franquias. Ray persiste e convence os irmãos a permitir dirigir seus esforços na franquia com a condição de que ele aceitasse um contrato que exigisse que todas as mudanças fossem aprovadas pelos irmãos McDonald.


Inicialmente, Ray começa a construir um restaurante do McDonald's em Des Plaines (Illinois), enquanto tenta atrair investidores ricos para abrir franquias, mas encontra a mesma ética de má gestão que condenou os esforços da franquia original. Ray bate na ideia da franquia para os investidores da classe média, que são mais prováveis a ser favoráveis e dispostos a seguir a fórmula de McDonald, e começam a abrir novas franquias no centro-oeste.


Apesar de seu sucesso, Ray começa a encontrar dificuldades financeiras, uma vez que a sua participação nos benefícios de franchising é limitada por conta de seu contrato e o fato de que os proprietários estão encontrando custos mais elevados do que o esperado, especialmente para refrigeração de grandes quantidades de sorvete para milkshakes. Joan sugere um milkshake em pó a Ray como uma maneira de evitar esses custos, mas os irmãos McDonald se recusam a comprometer a qualidade de seus alimentos.


Com suas dívidas crescentes, Ray vai para o seu banco para tentar renegociar o seu empréstimo, mas eles se recusam. Felizmente, Harry Sonneborn, consultor financeiro da Tastee-Freez, o ouve e concorda em revisar os controles financeiros de Ray. Ele percebe que a oportunidade de lucro real é fornecer imobiliário para os franqueados, que não só irá proporcionar um fluxo de renda, como também irá proporcionar influência sobre seus franqueados e sobre os irmãos McDonald. Ray incorpora uma nova empresa, a Franchise Realty Corporation e atrai novos investidores para a empresa imobiliária.


Encorajado, Ray começa a desafiar cada vez mais os irmãos McDonald e iludir sua autoridade, incluindo o fornecimento de milkshakes em pó para todos os franqueados. Finalmente, Ray renomeia sua empresa para The McDonald's Corporation e exige ser liberado de seu contrato e comprar a parte dos irmãos. A notícia acaba ocasionando um problema de saúde em Maurice, portador de diabetes.


Ray visita o hospital e oferece aos irmãos um cheque em branco para resolver o seu negócio. Os irmãos aceitam um pagamento de US$ 1 milhão a cada um deles e uma taxa anual de 1% das receitas do McDonald para o resto de suas vidas, mas quando chega a hora de finalizar o negócio, Ray se recusa a incluir esses direitos do contrato e, em vez disso, oferece um acordo de aperto de mãos. Depois, Dick pergunta a Ray porque ele quis assumir o negócio deles quando ele poderia facilmente ter roubado sua ideia e a ter recriado. Ray revela que o verdadeiro valor do McDonald é o próprio nome, que expressa todos os atributos da cultura Americana.


Os irmãos McDonald são forçados a retirar o seu nome e Ray abre uma nova franquia McDonald do outro lado da rua. O filme termina em 1970 com Ray Kroc preparando um discurso no qual ele elogia pelo seu sucesso em sua mansão elaborada com sua nova esposa, Joan. Um epílogo revela que os irmãos McDonald nunca foram pagos pelos royalties, já que foram incapazes de provar o aperto de mão.


Os irmãos McDonald tiveram um bom planejamento dos processos, definiram a posição das tarefas e isso possibilitou conseguirem o objetivo do negócio de fornecer comida com qualidade e de forma rápida. E já o novo proprietário Ray era visionário e inovador e correu atrás de conseguir seus objetivos com planos que ele traçava para alcançar o resultado esperado e isso deu totalmente certo.


O filme demonstra que é necessário você ter um bom planejamento e ficar sempre atento às mudanças e adaptações necessárias, assim, você vai conseguir alcançar os resultados que almeja. 

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Prado
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7500 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado