Este livro conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, três brasileiros que revolucionaram o mercado brasileiro e conseguiram destaque mundial.
Os empresários conseguiram nos últimos 5 anos comprarem a Budweiser, o Burger King e a Heinz, grandes marcas internacionais.
Nesse sentido, o livro traz a fórmula de gestão que eles desenvolveram, que se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.
Essas lições podem ser aplicadas por qualquer pessoa que queira atingir a grandeza no mundo dos negócios.
Sonho Grande não é apenas a história de 3 empreendedores de sucesso, ou a história de um empreendedor que colocou o Brasil no cenário corporativo mundial. Ou a história de como jovens banqueiros que investiram pesado para comprar grandes multinacionais e torná-las máquinas de geração de dinheiro.
Não apenas sobre isso. É sobre isso e muito mais. É sobre sonhar grande.
Desde jovem, Jorge Paulo Lehmann queria ser grande. Inicialmente grande tenista, mas vendo que não conseguiria se tornar referência mundial, mesmo ganhando diversos títulos cariocas, decidiu que investiria em sua carreira empresarial, se tornando dono do Banco Garantia, um banco de investimentos jovem e bastante audacioso que gerou muitos milionários entre sua equipe inicial. Mais tarde, o livro narra a criação da GP Investimentos, famoso fundo de investimento em startups da era .com viva no final do século passado e início desse século, tendo conseguido fazer grandes quantias de dinheiro mesmo durante o estouro da bolha da Internet.
Mas Lehmann e seus fiéis escudeiros sempre quiseram mais. O livro fala inclusive de como se conheceram e como dividiam a administração dos negócios. Como quando compraram as Lojas Americanas e tornaram a potência que é hoje no varejo, inclusive criando as famosas gôndolas suspensas de ovos de Páscoa que hoje são padrão nacional. Também fala, e muito, da famosa criação da Ambev, mais tarde Inbev e por último AB Inbev com a fusão da cervejaria americana da Budweiser. Lehmann sempre objetivou criar a maior cervejaria do mundo, desde que comprou a primeira, praticamente falida, sem processos e muito inchada de pessoal.
Aliás, esse é o perfil de empresa que a autora do livro mostra como o ideal para as aquisições de Lehmann e cia. Empresas que tem uma estrutura de custos muito alta devido à má governança, na qual eles podem rapidamente cortar na carne, trocando fornecedores, cortando regalias e diminuindo pessoal, para só então passar a trabalhar no aumento de faturamento. A frugalidade é a marca registrada do trio que detesta esbanjar dinheiro em suas empresas, porém adora recompensar muito bem os melhores funcionários que adquirem opções de ações para mantê-los na empresa e com foco em desempenho.
O livro fala também da aquisição do Burger King, fala da Fundação Lehmann (que envia jovens para estudar no exterior com tudo pago, com a promessa de voltarem e fazerem algo de bom pelo país) e termina antes da aquisição da Heinz. Também termina explicando os planos de Lehmann para o futuro, junto a seu amigo e também investidor Warren Buffet, maior acionista individual da Coca-Cola.
Fonte: Luiztools
Ficou interessado no livro? Assista esse vídeo abaixo
Curta o post e deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo
PÍLULAS DE CONHECIMENTO é um quadro da Comunidade Digital de Finanças e Tributos do Sebrae, com o objetivo de compartilhar de forma breve, aprendizados de livros e filmes que todo empreendedor deveria conhecer.