Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pílulas de conhecimento: Livro Pai rico, pai pobre.

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Pílulas de conhecimento: Livro Pai rico, pai pobre.
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 09 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O livro Pai rico, pai pobre traz uma abordagem diferente quanto à nossa relação com o dinheiro. A história retrata a vida de um garoto que possuía duas grandes influências, seu pai, estudado, professor, com diversos títulos e graduações, e o pai de seu amigo, que não possuía estudo, mas sim uma forma diferente de interpretar o mundo. 

Enquanto seu pai estava sempre apertado pensando nas coisas que não conseguiria comprar, e dizendo não sou rico porque tenho filhos, o pai de seu amigo pensava no que ele precisaria fazer para que fosse capaz de comprar o que desejava, e dizia Tenho que ser rico por causa de vocês, meus filhos.

Na vida, muitas vezes, somos negligenciados e temos o nosso potencial reduzido por nossa exclusiva culpa. Quando nos colocamos única e exclusivamente a trabalhar para pagar as contas, e nos contentamos com aquilo, dificilmente faremos algo para sair dessa situação.

A falta de uma educação financeira aos jovens é a maior causadora dessa estagnação e, para sair dela, precisamos reavaliar a nossa forma de enxergar as coisas. Caso contrário, conforme o aumento da receita recebida, somente aumentaremos proporcionalmente as despesas, sendo sempre obrigados a trabalhar cada vez mais para manter o estilo de vida conquistado. No livro, o autor se refere a essa busca incessante como a "corrida dos ratos".


Mas como eu faço para sair dessa " Corrida dos ratos"?


O pai rico nos mostra que ao compreender a diferença entre um passivo e um ativo, pode-se colocar o dinheiro para trabalhar em seu lugar, segundo ele Os ricos adquirem ativos. As classes média e baixa adquirem passivos pensando que são ativos. Ele ainda explica de forma simples que o ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, enquanto o passivo tira.

É comum acreditarmos que ao comprar um veículo, ou a tão sonhada casa própria, estamos investindo em ativos, porém, sem que estes sejam alugados e gerem renda, estamos apenas nos enganando. Ativos são ações, imóveis (que geram renda),  títulos, propriedades intelectuais, entre outros investimentos que geram aluguel, dividendos,  juros ou royalties.

Quando conseguimos poupar dinheiro para investir em ativos, podemos gerar uma renda maior, que poderá ser usada para comprar cada vez mais ativos e formar uma rede de segurança financeira. O autor se refere a esse processo como o plantar de uma árvore, quanto mais dinheiro (água) investido, mais ela cresce, até que as suas raízes estejam profundas o suficiente para que ela consiga se regar sozinha. Aí é onde mora a riqueza.

Se você quer entender melhor como fazer o dinheiro trabalhar no seu lugar, o livro está disponível com dicas ainda mais claras de como iniciar esse processo. Partindo de uma reeducação financeira, emocional e psicológica. 

Comenta aí embaixo se você se identificou com o pai rico ou com o pai pobre, se aprendeu alguma coisa com os ensinamentos do pai rico, e como você pretende trazer essa mudança de percepção para a sua vida!



avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 761 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?