Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Pílulas de Conhecimento: LIVRO - A Marca da Vitória

avatar DANIELE LEE FERREIRA
Daniele Lee Ferreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Pílulas de Conhecimento: LIVRO - A Marca da Vitória
Criado em 23 FEV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O livro A marca da vitória conta a história de Phil Knight, fundador da Nike, uma história de empreendedorismo revigorante. Através de altos e baixos, ganhos e perdas, a equipe de Phil construiu uma das mais admiradas marcas do mundo.

Phil deixa evidente no livro que era um jovem tímido e extremamente introvertido. Com um hábito excêntrico para época, Knight corria todos os dias, quilómetros a fio. Na faculdade de Oregon teve contato com o famoso treinador Bowerman, que adotou-o em sua equipe de corrida e atletismo.

Nesse período Knight criou grande identificação e admiração pelo treinador Bowerman. A paixão de Bowerman transcendia à corrida; ele não só treinava, ele também costurava os tênis dos atletas. Essa experiência profunda no esporte e uma ligação pessoal tão significativa com o treinador, deu a Phil novas visões de mundo, amadurecendo-o.

Formado em Oregon, Phil foi para o mestrado em Stanford, cursar negócios. Na conclusão do curso deu seus primeiros sinais no empreendedorismo, trazendo como defesa a criação de uma empresa de calçados, que funcionava por terceirização da produção para o Japão. Poucos se empolgaram com seu trabalho e ideia, exceto o professor que considerou o trabalho e defesa dignos de um A. Formado em ambas faculdades e de volta na casa dos pais, Phil tinha pela frente decisões difíceis a tomar; o que ele faria da vida.

5 Aprendizados que o livro traz:

  1. A importância de um grupo de liderança forte.
    Bons e maus resultados sempre estão relacionados à liderança. Se uma empresa está com problemas, é o líder o culpado, ele deve manter à ordem, abrir caminho para bons funcionários se desenvolverem e demitir os que não estão alinhados à filosofia da firma. Uma liderança forte gera uma empresa forte.
  2. Apostar todas fixas no que amamos fazer.
    Foco. Se ficamos divididos não colocamos toda energia possível naquilo, então apostar todas fixas no que amamos nos coloca em posição de vitória.
  3. Persistência. Não concentrar a visão nas perdas, mas nas futuras e possíveis vitórias.
    É claro que vamos sofrer e muitas perdas virão, mas é preciso vencer esse drama e mirar os olhos para o futuro e para as possibilidades.
  4. Como nas corridas, os negócios e a vida só têm uma direção: para frente!
    O passado já foi e não tem nada que podemos fazer para alterá-lo. É por isso que temos que lutar para se manter em movimento e em frente.
  5. Tentativa e erro.
    Muitas vezes não avançamos por medo de não ser bons o suficiente. Esse pensamento é perigoso, pois não nos coloca em condição de evolução. Tentar e errar, é um grande aprendizado, pois o erro nos compele a pensar, e essa reflexão nos leva ao ajuste. O ajuste é o ingrediente fundamental para o progresso.

Fonte: Lucas Conchetto

Curta o post e deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo

PÍLULAS DE CONHECIMENTO é um quadro da Comunidade Digital de Finanças e Tributos do Sebrae, com o objetivo de compartilhar de forma breve, aprendizados de livros e filmes que todo empreendedor deveria conhecer.

avatar DANIELE LEE FERREIRA
Daniele Lee Ferreira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4638 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?