A Grande Aposta é um filme dos EUA, de 2015, dirigido e escrito por Adam McKay e baseado no livro de Michael Lewis.
O longa aborda a crise financeira global de 2007-2008 e conta a história de Michael Burry, interpretado por Christian Bale, que é proprietário de uma empresa de médio porte.
Ele decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário do país quebrará em breve.
Essa decisão acaba gerando complicações com os seus investidores, já que ninguém nunca tinha apostado contra o sistema e levado vantagem nisso.
Sabendo disso, um corretor de Wall Street, Jared Vennett, interpretado por Ryan Gosling, percebe essa oportunidade e começa a oferecê-la aos seus clientes.
Um desses clientes é Mark Baum, interpretado por Steve Carell, que é dono de uma corretora que está passando por um problema financeiro desde que seu irmão se suicidou.
Em paralelo a tudo isso, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar dinheiro ao apostar na crise e, por isso, decidem pedir ajuda a um guru de Wall Street que vive solitário.
Confira o Trailer
6 lições extraídas do filme:
1) Acreditar em uma única aposta que te deixe rico
Claro que enriquecer em um único trade é o sonho de muitos, mas, como dizem, o cemitério de Wall Street é muito silencioso. No filme, o personagem principal desperta a cobiça de qualquer um. Mas para cada sujeito que arrisca tudo e vai para casa com um cheque de US$ 100 milhões, talvez tenhamos mil sujeitos que perdem tudo, e ninguém faz filme sobre esses sujeitos.
2) Você pode estar certo e ainda assim perder tudo
Talvez essa seja a principal dicotomia presente na cabeça de um gestor de recursos: fundamentos ou timing? Durante um bull market (mercado em tendência de alta) o principal driver não é o fundamento, mas os lucros de curto prazo: enquanto existir dinheiro disponível para pagar mais caro o mercado não para. Na bolha pontocom, por exemplo, era óbvio para muita gente que aquelas empresas não poderiam valer muitos milhões, mas aqueles que venderam cedo demais foram obrigados a fechar a sua posição porque o mercado seguiu a alta por muito tempo antes de reverter.
3) Utilize algum tipo de limite de prejuízo
Outro ponto que todo trader deve ter cuidado é nunca montar uma posição sem saber qual será o prejuízo máximo se as coisas derem errado, diz. E isso pode ser feito de várias formas no mercado. Ou você limita uma parcela máxima do seu capital para uma determinada operação ou um prejuízo máximo permitido, fechando a posição caso o mercado atinja esse limite. É possível também utilizar essas duas estratégias ao mesmo tempo para limitar o risco, explica.
4) É possível ganhar dinheiro tanto nas altas quanto nas baixas
Para Ruschel, uma das melhores lições do filme, quebrando aquela lógica de investidores que correm do mercado quando as ações começam a ir ladeira abaixo. No filme, enquanto a esmagadora maioria dos investidores estava perdendo dinheiro, um grupo de sujeitos conseguiu gerar ganhos com o mercado em queda.
5) Cuidado com o mercado de balcão e derivativos exóticos
No mercado de ações é possível vender a descoberto uma ação com certa facilidade. O mesmo não ocorre em alguns outros mercados. Hoje os CDSs (credit default swaps) são mais comuns e líquidos, mas ainda fazem parte de um mercado não tão bem regulamentado e organizado, comenta.
6) O mercado financeiro não é o culpado de todos os males da Terra
O mercado vive de ciclos de expansão e de correção que não se enquadram numa visão idealista de estabilidade e riqueza duradoura, onde apenas boas intenções garantem as necessidades e desejos de todos. Um certo nível de sofrimento e pressão é necessário para que novos movimentos ocorram. O mesmo mercado que destrói é o mercado que criou essa atual realidade positiva.
Fonte: Boa Vista Tecnologia/Infomoney
Curta o post e deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo
PÍLULAS DE CONHECIMENTO é um quadro da Comunidade Digital de Finanças e Tributos do Sebrae, com o objetivo de compartilhar de forma breve, aprendizados de livros e filmes que todo empreendedor deveria conhecer.