Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pílula do conhecimento - O Segredo para dar um ótimo Feedback

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Pílula do conhecimento - O Segredo para dar um ótimo Feedback
Criado em 09 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Capacidade de dar e receber bem um Feedback é, sem dúvidas, crucial na vida em sociedade. Comunicar-se bem, inclusive quando o que precisamos passar são mensagens difíceis, é um talento muito valorizado no mercado, porém existe uma grande quebra na hora de passar a informação, e na forma como a pessoa a recebe, e estudos mostram que a maior parte dos colaboradores não concorda com o feedback que recebe.


A cultura do feedback ainda está em desenvolvimento, e LeeAnn nos traz nesse riquíssimo Ted que existem dois principais erros quando oferecemos o feedback, variando entre entregar uma mensagem excessivamente sutil, que faz com que o receptor sequer perceba que está recebendo um feedback, ou comunicar-se de forma muito direta, o que torna uma experiência mais agressiva e invasiva, deixando o receptor na defensiva e desregulando até mesmo o próprio emissor.


Após esse levantamento, ela nos traz os resultados de sua pesquisa de campo, onde buscou encontrar os melhores emissores de feedback e entender quais os pontos que os diferiam dos demais. O estudo trouxe quatro pontos muito importantes para garantir que o feedback seja compreendido de forma amigável e eficaz. Vamos acompanhar abaixo quais são esses pontos:

A Fórmula para um bom Feedback

1. O Micro-Sim

Essa técnica consiste em iniciá-lo com uma pergunta importante que servirá para alertar o cérebro que ele está prestes a receber um feedback, como por exemplo "Você teria cinco minutos para discutir os resultados daquele projeto?". Dessa forma, o cérebro já identifica o que está acontecendo, e se sente com uma maior autonomia da situação, visto que é uma situação onde ele pode responder sim ou não, e recuperar a interação a qualquer momento.

2. Informação baseada em dados

Nesse fator, precisamos tomar cuidado para repetir apenas aquilo que se ouviu de forma objetiva e fiel, evitando palavras que possam apresentar ambiguidade e dificultar a compreensão. Nesse caso, o exemplo apresentado foi a troca da expressão "Você não é confiável" por " Você ficou de me entregar o relatório ontem, mas eu ainda não o recebi". Essa mudança retira a agressividade da conversa, e mostra através dos fatos o que te incomodou, podendo também ser usada de forma positiva.

3. Mostre o Impacto

Nesse aspecto, nós precisamos demonstrar de forma clara e objetiva o impacto que a ação teve sobre nós ou os nossos resultados, quanto a isso, é sempre importante tomar cuidado para evitar o tom de acusação, atendo-se aos fatos e consequências diretas, como por exemplo: "Como você não me mandou o relatório no prazo combinado, eu não pude dar andamento no trabalho" ou mesmo de forma positiva como "A maneira que você disponibilizou os gráficos realmente me auxiliou a compreender melhor a situação em que nos encontramos".

4. Termine com uma pergunta

Ao encerrar o Feedback com uma pergunta, que muitas vezes pode ser solicitando a opinião do outro, ou o que ele acredita que poderia ser feito cria um senso de comprometimento, e foge apenas do consentimento, tornando toda a situação como uma solução conjunta, onde todas as opiniões importam, e ambos buscam encontrar o melhor caminho para alcançar os melhores resultados.

Aprenda a pedir feedbacks regularmente

A pesquisa apresentada mostrou que os melhores emissores de feedback, não só utilizam essa fórmula, como também estão constantemente pedindo feedbacks próprios. Quando você pede o feedback, você se coloca em constante aprendizado, e coloca o poder da mudança nas suas mãos.

Portanto, aproveite o vídeo para refletir que tipo de emissor é você? Quais desses passos você atende quando oferece feedback aos seus colaboradores? Comente abaixo o que você achou do vídeo, e não esqueça de seguir a comunidade para mais conteúdos ricos como esse.

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 768 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil