Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pílula do Conhecimento: Livro Essencialismo

avatar THAIS FERNANDA DA SILVA BRITO PORTELA
Thais Fernanda Da Silva Brito Portelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Pílula do Conhecimento: Livro Essencialismo
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Atualmente somos bombardeados por muitas informações e temos acesso a várias oportunidades, isso acaba nos despertando a vontade de querer fazer tudo. Então, com a falsa impressão de que a felicidade será alcançada dessa maneira, começamos a busca incessante por termos de tudo, sermos pessoas bem-sucedidas, atletas, viver todas as experiências, ler todos os livros, assistir todas as séries e documentários.

No livro Essencialismo, o autor Greg McKeown, trata essa busca pelo "fazer tudo" como um equívoco, já que quando se acha que tudo na vida é importante, não é possível estabelecer prioridades, nem avançar em direção nenhuma, pois é humanamente, impossível, focar e executar TUDO com excelência.

Sendo assim, aquelas pessoas que se propõem a abraçar todas as oportunidades e correr atrás de tudo, acabam com suas agendas lotadas e tornam-se medianas em tudo o que fazem.


Se tudo é prioridade, nada é prioridade.

O livro, parte da premissa que, quando se está repleto de tarefas e afazeres, acaba-se perdendo a capacidade de escolher o que realmente se quer fazer, e quando perdemos essa habilidade, apenas reagimos aos acontecimentos e deixamos que outras pessoas escolham por nós.

Essas pessoas escolhem aquilo que é importante para elas, então você acaba realizando as demandas que são importantes para seus chefes, seus familiares, colegas de trabalho..., mas que não são realmente importantes para quem mais interessa: você!

O essencialismo é a busca pelo essencial. É fazer menos, porém melhor, não é fazer menos apenas por fazer menos, mas sim escolher de maneira sábia onde colocar sua energia para alcançar os seus objetivos.

Nesse sentido, o autor traz algumas atitudes que vão ajudar a nos tornar mais essencialistas. No início, é um desafio, pois é preciso eliminar tudo aquilo que está distanciando e atrapalhando você a alcançar o seu objetivo, e desapegar não é uma tarefa simples.

Para isso, é preciso entender o poder do sim e do não. Quando se diz sim a algo é preciso entender que, simultaneamente, está dizendo não a várias outras coisas. Portanto, é preciso escolher conscientemente onde se deve concentrar o seu tempo e energia. Essa escolha se torna mais fácil quando temos um objetivo de vida claro.

Quando se sabe com clareza onde se quer chegar, é possível focar naquilo, saber quais oportunidades vão te fazer chegar aonde se quer e dizer não a tudo que não irá levar ao alcance desse objetivo.

O essencialista leva a vida sem arrependimentos. Quando identificamos corretamente o que mais importa e investimos tempo e energia nisso, fica difícil lamentar as escolhas. Sentimos orgulho da vida que escolhemos ter.

Portanto, ser essencialista é traçar metas claras de onde queremos chegar e quem queremos ter ao nosso lado e, a partir disso, dizer não para tudo que possa atrapalhar esse percurso.



E você, já leu esse livro? Se considera uma pessoa essencialista?

avatar THAIS FERNANDA DA SILVA BRITO PORTELA
Thais Fernanda Da Silva Brito Portela
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 754 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?