Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pílula do conhecimento: Atenção Plena - Mindfulness

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Pílula do conhecimento: Atenção Plena - Mindfulness
Criado em 15 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vivemos atualmente numa sociedade extremamente imediatista e dinâmica e, nesse ritmo louco, acabamos sendo levados pela maré e fazendo sempre muitas coisas ao mesmo tempo. Não é de hoje que o acúmulo de funções e a necessidade de tornar-se uma pessoa multitarefa tem cobrado o seu preço na saúde mental dos colaboradores.

O livro trabalha uma nova maneira de atravessar os momentos de crise e os desafios enfrentados no dia-a-dia. Se você tem dificuldade para focar em tarefas específicas, é muito ansioso, disperso ou está preso na mesma rotina a tempo demais, esse livro é para você. Ele é apresentado como um curso de oito semanas que vai trazer a aplicação da prática que vai mudar o seu jeito de lidar com as suas obrigações. 

A prática coloca em foco as noções de presente, passado e futuro, e como focar muito no futuro ou no passado pode te impedir de trabalhar o presente e reduzir os seus resultados. Ele fala sobre a importância de usar a memória do passado para se guiar, e lembra que o futuro é apenas um resultados das suas ações no presente, portanto, ele conecta a ação ao pensamento e te faz gerir as suas ações de forma mais estruturada.

A mindfulness é mais do uma simples técnica de meditação, ela é um estilo de vida que valoriza o agora, o estar presente no momento e aproveitar as oportunidades que lhe são apresentadas. Nela, você atinge uma percepção sem julgamentos ou críticas, estando aberto para o agora.

Essa técnica consiste no processo de percepção, de tomar consciência do que se sente para que você seja capaz de identificar o surgimento de sentimentos e emoções nocivas, antes que estes gerem um fluxo de emoções negativas que te faça sentir estressado ou frustrado.

O livro e a técnica não oferecem milagres, tudo o que é proposto exige comprometimento e dedicação para a mudança, mas mostra que, quando conseguimos alcançar esse equilíbrio, realmente faz o esforço valer a pena. Ele é indicado a todo aquele profissional que está buscando uma maneira mais saudável de lidar com emoções negativas que encontramos no cotidiano.

O autor trabalha a ideia de conexão entre o corpo e a mente, e as consequências que um acarreta ao outro quando estão em desequilíbrio, alguns dos efeitos causados por isso são a depressão, a ansiedade e a infelicidade. 

A maneira como lidamos com as nossas emoções ruins faz toda a diferença, a nossa reação traz consequências para o nosso corpo e a nossa saúde, quando enfrentamos um problema e o encaramos unicamente como algo ruim, isso pode estragar o dia de qualquer pessoa. O posicionamento de não deixar-se afetar pelas crises, buscando soluções e não mais motivos para sofrer te leva a um estado neutro e, quando soluciona-se o problema, temos a sensação de dever cumprido que aliado à meditação, nos livra das más sensações.

E você? Como tem lidado com os seus contratempos? Eles são desafios ou problemas no seu dia-a-dia? Aproveite este momento para fechar os olhos, respirar fundo e se conectar à mudança que você gostaria de ver na sua vida, quando abrir os olhos, veja o futuro que você quer para você, e comece a agir no presente para torná-lo real!

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 751 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?