Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pílula do Conhecimento: A Vida e a História de Madam C. J. Walker

avatar THAIS FERNANDA DA SILVA BRITO PORTELA
Thais Fernanda Da Silva Brito Portelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Pílula do Conhecimento: A Vida e a História de Madam C. J. Walker
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 06 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A série, baseada em fatos reais, relata a história de vida de Sarah Breedlove, mais conhecida como Madam C. J. Walker. Filha de ex-escravos, Sarah foi a primeira de sua família nascida em liberdade, assim como, a primeira mulher a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos.


A série narra como Sarah saiu de uma vida de lavadeira e montou seu império de cosméticos, em um contexto pós-escravidão, onde os negros estavam com dificuldade em conquistar o seu espaço na comunidade e com todos os desafios que uma mulher, pelo simples fato de ser mulher, enfrentava na época.


Sarah ficou órfã aos 7 anos de idade, com 14 anos foi trabalhar em uma plantação de algodão, onde se casou e engravidou ainda muito nova. Com 20 anos ela ficou viúva do seu primeiro marido, e permaneceu trabalhando na plantação de algodão por mais algum tempo, depois passou a trabalhar como lavadeira e teve mais dois casamentos frustrados.


Com muitas dificuldades, stress e falta de cuidado com o cabelo, Sarah teve problemas com calvície, e foi apresentada a Addie Monroe, que comercializava um produto destinado a cabelos crespos capaz de fazer com que seu cabelo voltasse a crescer. Com a sua autoestima recuperada, Sarah estava determinada a mudar de vida e se tornar uma vendedora dos produtos de Addie, porém, a sua nova patroa não a considerava apta a vender o produto por ter uma aparência muito simples e, segundo a patroa, estar velha e ter a pele muito escura.


Isso não desanimou Sarah, muito pelo contrário, motivou-a ainda mais.


Alinhando o potencial do produto com a sua personalidade ambiciosa, Sarah teve a ideia de produzir o seu próprio produto capilar, melhorando a fórmula da concorrente e deixando-a com odor mais agradável.


Assim que começa a vender seus produtos e fazer sucesso com sua fórmula, Sarah decide se mudar e sair da sombra de sua ex-patroa. Na nova cidade, seu negócio cresce, mas as dificuldades também. A série retrata inúmeras dificuldades enfrentadas, como a falta dos estudos, as dificuldades de ser uma empresária na época e os preconceitos de uma mulher à frente dos negócios.


Além da venda dos produtos, Sarah também ajudava dando dicas às mulheres negras para que aprendessem a cuidar melhor dos seus cabelos, coisa que na época era um nicho pouco explorado e Sarah sabiamente abraçou a oportunidade.


O resultado dos novos cuidados e do uso do produto foi tão positivo, que Sarah começou a se popularizar. À medida que o sucesso de Sarah aumentava, ela se engajava ainda mais nas lutas contra o racismo, o que possibilitava a ela estabelecer uma relação de conexão maior com o seu público, que em sua maioria eram mulheres negras.


Sarah construiu um legado e uma história de empreendedorismo, empoderamento e superação admiráveis. 


avatar THAIS FERNANDA DA SILVA BRITO PORTELA
Thais Fernanda Da Silva Brito Portela
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 749 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?