A jornada de Sophia começou com uma ideia brilhante, uma visão empreendedora e muito esforço. Ela ressalta a importância de correr riscos calculados, a princípio criando a sua empresa no contra turno de seu trabalho, fala sobre como foi crucial dedicar-se aos dois, à sua ideia no tempo livre, sem esquecer do trabalho que paga as suas contas.
Muitas vezes, ao empreender, foca-se tanto na ideia de criação que se abandona o serviço que possibilitou o investimento nessa nova oportunidade. A Girl Boss mostra essa visão como arriscada. Obviamente é necessário se dedicar para alcançar o sucesso, mas ela abandonou o emprego estável apenas quando o seu negócio já estava grande o suficiente para se manter e ainda pagar um salário que mantivesse o seu estilo de vida.
Outro ponto que a autora levanta como crucial para o seu sucesso foram os investimentos realizados em conhecimento. A visão inovadora e a abertura no mercado não são suficientes para construir um negócio de sucesso.
Para isso, é possível contar com diversos cursos e capacitações ofertadas pelo próprio Sebrae gratuitamente, além de consultorias e mentorias para desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Ao tomar esse cuidado, é possível errar menos ou, cometer erros mais baratos, que não trarão tantas consequências para a empresa.
Outra capacidade importante é a habilidade de se reinventar e reposicionar frente às dificuldades enfrentadas.
O caminho para o sucesso não é fácil, mas quanto mais conhecimento e adaptabilidade você possuir, mais fácil será lidar com as adversidades.
Ao trabalhar com e-commerce, a experiência de Sophia a levou a compreender que é interessante participar de uma plataforma já conhecida e bem posicionada no mercado ao lançar uma marca nova, porém, deve evitar se tornar refém dessa plataforma. É preciso ser capaz de se libertar dela e construir a sua própria presença na mídia.
A presença digital trouxe um novo mercado à empresa Nasty Gal, mas a forma com que Sophia lidou com a área de atendimento e se fez presente nos processos foi o que mais trouxe diferença para a marca.
Ao contrário de muitos empresários, a autora sempre fez questão de acompanhar alguns atendimentos realizados, não só como forma de analisar o atendimento que estava sendo realizado pela sua equipe, como também de conhecer o seu público e identificar as principais reclamações e dificuldades que o usuário tinha na sua página.
Por fim, uma das lições mais importantes abordadas no livro é a criação de conteúdos próprios, genuínos e de qualidade, uma vez que esse diferencial conquistará ainda mais os seus clientes.
A criação de conteúdos personalizados traz muito mais valor à marca.
Não só postando fotos dos produtos de forma crua, mas com uma produção e preparação por trás que tragam formas de o cliente se identificar com a empresa em si, ou até mesmo de uma maneira que traga mais visibilidade ao produto.
Se você ainda não parou para pensar nisso, leia o livro e comece a mudança hoje, porque o mercado não para, e você pode acabar ficando para trás!