Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

PF substitui RG como identidade e 8 Estados já aplicam mudança! O que isso muda?

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
PF substitui RG como identidade e 8 Estados já aplicam mudança! O que isso muda?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 05 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema


PF substitui RG como identidade e 8 Estados já aplicam mudança! O que isso muda?


Desde março de 2023, a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) já estava sendo emitida em 9 UF brasileiros, incluindo o Paraná. O prazo para que os estados aderissem ao processo de emissão estava previsto para terminar em março de 2023, mas o governo federal optou por adiá-lo para 6 de novembro.


De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, o documento digital evita fraudes, pois proporciona ao governo maior segurança para comprovar a identidade do cidadão. Com o RG, é possível que pessoas distintas tenham o mesmo número de registro em diferentes Estados. No documento, também constam um QR Code, utilizado para verificar sua autenticidade, o código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como o tipo sanguíneo de seu portador e se ele é doador de órgãos. Depois que o documento digital é emitido pelos órgãos de identificação, o cidadão pode acessar a versão digital pelo aplicativo gov.br.


Embora não seja obrigatório retirar a nova carteira de identidade nacional por agora, o RG atual perderá funcionalidade até 2032, período o qual terá sua validade expirada. Ademais, não há custo para a emissão da primeira via da nova carteira de identidade. Também não há custo para renovar o documento. Só haverá custo para emitir segunda via em caso de perda, furto ou roubo.


A notícia é relevante, pois a unificação do CPF pode resultar na diminuição de custos para os pequenos negócios. Ao eliminar a necessidade de documentos adicionais e simplificar processos, há a diminuição dos gastos associados à burocracia, além de facilitar a realização de transações comerciais, abertura de contas, acesso a crédito e  contratação de serviços. 


De modo geral, empreendedores devem estar cientes de que, daqui para frente, será crucial dedicar atenção especial ao cadastramento de seus clientes, levando em consideração o campo/número do CPF, que se tornará a base da nova identidade nacional. Essa mudança pode exigir ajustes nos sistemas de cadastro de dados dos clientes, a fim de garantir a conformidade. 




Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 722 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?