Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Pesquisa de Saúde Ocular na Infância traz alerta sobre situação no Brasil

avatar GABRIEL CAPUZZO FRANCISCO
Gabriel Capuzzo Franciscofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Pesquisa de Saúde Ocular na Infância traz alerta sobre situação no Brasil
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 03 OUT. 2025
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Pesquisa de Saúde Ocular na Infância traz um importante alerta sobre a situação da visão de crianças e jovens no Brasil. O estudo evidencia a baixa conscientização de pais e professores em relação aos sinais de alerta oftalmológicos, bem como a falta de incentivo para a realização dos exames preventivos recomendados. Esse cenário compromete a identificação precoce de problemas visuais e dificulta o tratamento adequado.


Segundo Ambra Nobre Sinkoc, diretora executiva da Abióptica, “faltam políticas públicas consistentes e padronizadas de cuidados visuais em larga escala e, por essa razão, a sociedade corre o risco de ter gerações com desempenho escolar e qualidade de vida comprometidos”.


O levantamento foi conduzido pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Os dados apontam que 80% dos casos de cegueira infantil poderiam ser evitados por meio de diagnóstico precoce e tratamento adequado, ressaltando a gravidade da situação.

Nesse contexto, torna-se fundamental estimular ações conjuntas entre diferentes setores da sociedade. A promoção de iniciativas de orientação, prevenção e acompanhamento oftalmológico pode gerar impactos positivos tanto no ambiente escolar quanto no desenvolvimento das crianças.


Para Ambra Sinkoc, o setor óptico possui uma oportunidade estratégica: “protagonizar campanhas e parcerias institucionais de conscientização que ampliem o acesso a óculos infantis”. Assim, será possível reduzir barreiras, melhorar a qualidade de vida e garantir melhores condições de aprendizado para as novas gerações.


Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica

avatar GABRIEL CAPUZZO FRANCISCO
Gabriel Capuzzo Francisco
Fundada em 1997, a Abióptica — Associação Brasileira da Indústria Óptica — é a principal entidade representativa do setor óptico no Brasil. Com mais de 200 empresas associadas, responde por mais de 95% das marcas comercializadas no país. Em 10 de fevereiro de 2000, a entidade criou a Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito, voltada à inclusão visual e à promoção da saúde ocular. As atividades da fundação foram interrompidas temporariamente, mas retomadas em 2007 com novos programas sociais e foco na conscientização da população sobre os cuidados com a visão. Desde 2003, a Abióptica promove a Expo Abióptica, o maior e mais representativo evento de negócios do setor óptico na América Latina. A feira reúne os principais players da indústria e profissionais do segmento, consolidando-se como uma vitrine de inovação, tendências e relacionamento comercial. Em 2007, a entidade também deu um passo importante ao encomendar a primeira grande pesquisa nacional sobre o mercado óptico brasileiro. O levantamento foi realizado pelo Instituto Gallup, com o objetivo de mapear o setor e orientar ações futuras da entidade. No ano seguinte, em 2008, a instituição oficializou sua nova nomenclatura: Associação Brasileira da Indústria Óptica. Já em 2010, assumiu a coordenação do Comitê Brasileiro 49 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), reforçando seu papel técnico e regulador. Em 2012, lançou em Brasília o Plano de Desenvolvimento do Setor Óptico. A campanha Olho Vivo, voltada à saúde ocular e à prevenção de problemas de visão, foi criada em 2015 em parceria com a Fundação Abiótica. Dois anos depois, em 2017, a entidade comemorou seus 20 anos de atuação e a 15ª edição da Expo Abióptica, com a campanha Olho Vivo sendo realizada em todas as capitais brasileiras. Em 2019, antecipando os impactos da pandemia, a Abióptica iniciou sua transformação digital, modernizando processos e se adaptando aos novos desafios. Entre 2020 e 2025, a entidade fortaleceu ainda mais a Expo Óptica Brasil, com investimentos na estrutura do evento e suporte ampliado aos expositores — incluindo assessoria de imprensa, elaboração de releases e estratégias de divulgação dos produtos e serviços ao longo dos meses que antecedem a feira, consolidando a Expo Óptica como a maior feira de Óptica da América Latina.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 4375 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Dia das Mães: 10 estratégias para aumentar suas vendas
03 mai. 2024Dia das Mães: 10 estratégias para aumentar suas vendas
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa