Criado em 31 MAI. 2023text_decreaseformat_color_texttext_increase
Os formulários de avaliação preenchidos pelos clientes podem
ser uma ferramenta importante no processo de gestão da qualidade em serviços.
É por meio destes formulários que os clientes se sentem mais
à vontade para expressar sua opinião quanto à empresa e os atendentes, sendo
esta uma das formas de fazer a opinião do cliente chegar até à administração.
Em um restaurante, as informações trazidas pelo cliente servem de termômetro da
qualidade ofertada pelo empreendimento e percebida pelo cliente e permitirão
saber quais processos precisam ser ajustados e quais podem ser mantidos.
Um formulário de avaliação curto, mas bem elaborado, poderá
abranger as 5 dimensões [i]
da qualidade em serviços: tangibilidade, confiabilidade, responsividade,
segurança, e empatia. Os temas das questões podem ser alguns dentre os
seguintes:
Tangibilidade
- A aparência das instalações, formulários, veículos e equipamentos
- A apresentação dos colaboradores
- Os entregáveis (refeições, brindes, por exemplo)
Confiabilidade
- O cumprimento do contrato de serviço (roteiro, por exemplo)
- O cumprimento dos prazos e a pontualidade
- A recuperação de erros eventuais
Responsividade
- Informações prévias sempre disponíveis e no tempo certo
- Prontidão para trazer respostas às dúvidas (e-mails,
telefonemas, atendimento presencial)
- Uso de cortesia e gentileza em todo o tempo e disposição
demonstrada em ajudar o cliente
Segurança
- Os funcionários inspiraram segurança (conhecimentos,
habilidades, atitudes)
- Os equipamentos inspiraram confiança (veículos, equipamentos
de proteção, instalações)
- As informações passadas transmitiram segurança (orientações,
instruções)
Empatia
- Funcionários dispensaram atenção individualizada, além da
coletiva (tratamento individual, atenção a crianças, terceira idade, PNEs,
necessidades dietéticas)
- O serviço foi personalizado até onde podia sem atrapalhar
outros clientes (para cada perfil de clientes e suas necessidades)
- Sistemas foram vencidos para ajudar o cliente sem comprometer
a sustentabilidade do negócio
Acompanhe a seguir um modelo de Formulário de Pesquisa de Satisfação desenvolvido pela Zapping Consultoria para um Restaurante
a la carte a partir das 5 dimensões da qualidade em serviços.