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Pesquisa de Satisfação em Serviços de Gastronomia

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Pesquisa de Satisfação em Serviços de Gastronomia
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Criado em 31 MAI. 2023
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Os formulários de avaliação preenchidos pelos clientes podem ser uma ferramenta importante no processo de gestão da qualidade em serviços.


É por meio destes formulários que os clientes se sentem mais à vontade para expressar sua opinião quanto à empresa e os atendentes, sendo esta uma das formas de fazer a opinião do cliente chegar até à administração.


Em um restaurante, as informações trazidas pelo cliente servem de termômetro da qualidade ofertada pelo empreendimento e percebida pelo cliente e permitirão saber quais processos precisam ser ajustados e quais podem ser mantidos.


Um formulário de avaliação curto, mas bem elaborado, poderá abranger as 5 dimensões [i] da qualidade em serviços: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança, e empatia. Os temas das questões podem ser alguns dentre os seguintes:


Tangibilidade

  • A aparência das instalações, formulários, veículos e equipamentos
  • A apresentação dos colaboradores
  • Os entregáveis (refeições, brindes, por exemplo)

Confiabilidade

  • O cumprimento do contrato de serviço (roteiro, por exemplo)
  • O cumprimento dos prazos e a pontualidade
  • A recuperação de erros eventuais

Responsividade

  • Informações prévias sempre disponíveis e no tempo certo
  • Prontidão para trazer respostas às dúvidas (e-mails, telefonemas, atendimento presencial)
  • Uso de cortesia e gentileza em todo o tempo e disposição demonstrada em ajudar o cliente

Segurança

  • Os funcionários inspiraram segurança (conhecimentos, habilidades, atitudes)
  • Os equipamentos inspiraram confiança (veículos, equipamentos de proteção, instalações)
  • As informações passadas transmitiram segurança (orientações, instruções)

Empatia

  • Funcionários dispensaram atenção individualizada, além da coletiva (tratamento individual, atenção a crianças, terceira idade, PNEs, necessidades dietéticas)
  • O serviço foi personalizado até onde podia sem atrapalhar outros clientes (para cada perfil de clientes e suas necessidades)
  • Sistemas foram vencidos para ajudar o cliente sem comprometer a sustentabilidade do negócio
Acompanhe a seguir um modelo de Formulário de Pesquisa de Satisfação desenvolvido pela Zapping Consultoria para um Restaurante a la carte a partir das 5 dimensões da qualidade em serviços.




[i] ZEITHAML, V. A.; PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L. Delivering quality service: balancing customer perceptions and expectations. New York: The Free Press, 1990.

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Junior Baggio
Pai, marido, amigo, viajante inveterado e montanhista. Professor, Palestrante e Consultor em Turismo pela Zapping Consultoria, especialista em Experiências de Consumo. Arquiteto e Urbanista, Bacharel em Administração, Tecnólogo em Hotelaria, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas.favorite_outline Seguir Perfil
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