Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Pesquisa revela perfil do turista paranaense

avatar NADIA GIANNINI
Nadia Gianninifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Pesquisa revela perfil do turista paranaense
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 04 AGO. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Recentemente, a SETU (Secretaria de Estado do Turismo) lançou luz sobre um verdadeiro tesouro de dados turísticos! Mais de 1800 pessoas de todas as regiões do Paraná revelaram suas preferências, hábitos e visões do mundo turístico. Os resultados? Nada menos que um mapa de oportunidades para as empresas e empreendedores do setor.


Os dados de caracterização do público fornecem informações demográficas e socioeconômicas sobre os participantes, e a pesquisa atingiu pessoas de todas as idades e perfis. Observe: 


Fonte: SETU, 2023. 


E os turistas não brincam em serviço! Somente no ano passado, 37,8% fizeram de 2 a 4 viagens, 28,8% se jogaram em uma viagem, e 12,2% botaram o pé na estrada em mais de 4 viagens, todas aqui no Paraná.


Tem ideia dos lugares mais sonhados? Foz do Iguaçu e Curitiba já são figurinhas carimbadas, mas o interior e o litoral também chamaram atenção. E por que? A principal motivação é diversão, descanso e lazer, com quase 75% respondendo que é isso que faz o coração bater mais forte.


Quanto às fontes de inspiração? Os exploradores estavam caçando dicas pelos sites de busca e também sites de dicas em turismo (38,5%) e também curtindo as redes sociais (23,9%) para traçar suas rotas.


Outro dado que também chama muito a atenção é a motivação desses viajantes. Observe na figura a seguir o que mais faz os olhos brilharem:



Fonte: SETU, 2023.


O fator geracional é um aspecto muito importante para o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos. A pesquisa conseguiu captar diferentes gerações, sendo que a maioria dos respondentes (38,0%) pertence a faixa à Geração X (com idade entre 36 e 50 anos). Outras gerações que também se destacaram foram a dos Baby Boomer (com idade entre 50 e 65 anos - 26,6%) e os Millenials (com idade entre 25 a 35 anos - 24,3%). Claro, vou dar um toque mais interessante ao trecho. Aqui está a reescrita:


Os participantes são verdadeiros viajantes convictos,  com 37,8% deles realizando de 2 a 4 viagens durante o último ano. E esses números só melhoram, já que 28,8% mergulharam em pelo menos 1 viagem nos últimos 12 meses.


E tem mais! Outro dado que confirma o espírito aventureiro da população paranaense é que incríveis 82,2% já estão planejando pegar a estrada no 2º semestre de 2023. Desses, 45,6% têm o interior do nosso estado como destino dos sonhos.


Quando o assunto é duração, as viagens são como uma trilha sonora variada: 56,7% estão sintonizados na jornada de 3 a 5 dias, enquanto 28,2% preferem uma melodia mais curta, com 1 a 2 dias de exploração. Ou seja, é uma sinfonia de experiências, com algo para todos os gostos e agendas.


Outros destaques: o carro foi o fiel escudeiro de 80,9%, e enquanto os hotéis acomodavam 29,4%, casas de amigos e parentes apareceram com 20,6% dos participantes. 35,0% fazem pelo menos 1 viagem ao ano e 26,7% viajam sempre que têm oportunidade. 36,4% veem o turismo como benéfico para a economia e 19,8% acreditam que o turismo cria empregos. Principais preocupações: falta de compreensão sobre turismo (21,9%) e danos ambientais (19,0%).


E por fim, o que todos sonham? Mais turistas, é claro!  73,5% estão ansiosos para ver mais trilhas sendo exploradas e mais gente visitando o Paraná nos próximos anos.


Em suma, os dados e informações referentes aos hábitos de consumo de viagens permitem conhecer melhor o comportamento dos turistas e as tendências em viagens. Esses dados possibilitam entender o que as pessoas estão buscando, os tipos de experiências que desejam vivenciar, e os serviços e produtos que demandam. 


Assim, a pesquisa oferece uma valiosa bússola para a comunidade de negócios em turismo no Paraná, guiando-nos na oferta de produtos e serviços alinhados com as preferências e anseios dos turistas. Ao adaptar suas estratégias, as empresas podem encantar os viajantes e contribuir para o crescimento contínuo e sustentável do setor de turismo no estado. 


Uma inspiração para aqueles que se aventuram nos mares do turismo no Paraná!


Para mais informações acesse a pesquisa completa. 

SETU-PR (2023). Secretaria de Estado do Turismo do Paraná. Pesquisa de opinião sobre hábitos de consumo e percepções da população do Paraná sobre o turismo, 1ª. Edição

Disponível em: turismo.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-07/pesquisa_de_opiniao_interna_-_parana_0.pdf


avatar NADIA GIANNINI
Nadia Giannini
Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Turismo (UFPR). Sommelier (Escola Alta Gama). Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade de São Paulo (FOB-USP). Tem experiência em turismo com ênfase em planejamento, políticas e gestão pública, e desenvolvimento de destinos e produtos. favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1375 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?