Você já parou para pensar: 'Qual é a imagem que os meus clientes, fornecedores, chefe e colaboradores, têm de você?'. A sua imagem é a forma como você é lembrado pelos outros, o seu cartão de visitas. Independentemente de sua profissão, você é a sua principal marca. E a marca pessoal precisa ser pensada e construída de maneira certa e inteligente.
É importante lembrar daquele velho ditado quem não é visto não é lembrado, pois afinal, investir no seu branding vai ajudar a construir uma imagem única e sólida, fortalecida diante do público, garantindo reconhecimento no segmento que você atua. Acompanhe o blog post e entenda mais sobre a importância do branding pessoal e como criar o seu de maneira assertiva, com estratégias fundamentais para você usar na hora de construí-lo.
O que é Personal Branding?
O termo pode até parecer recente, mas teve uma das primeiras aparições no artigo The Brand Called You, da Fast Company, em 1997. A Internet, no entanto, foi a grande responsável por dar notoriedade à expressão, especialmente após a chegada das redes sociais. O Personal Branding ou Branding pessoal consiste em fazer a gestão da marca pessoal. É uma forma de se posicionar perante o seu público para que ele compreenda quem é você e qual é a sua missão.
Qual o objetivo e os benefícios do Personal Branding?
O objetivo é construir uma imagem pessoal que se destaque no mercado e criar uma percepção boa sobre a você. A marca pessoal irá diferenciá-lo da concorrência e permitir que você crie confiança com clientes e empregadores. Além de lapidar sua imagem, ajudará a evidenciar o seu talento e aquilo que o diferencia dos outros. E esses fatores são primordiais para que você se conecte com outras pessoas, engaje uma audiência e se torne referência no seu campo de atuação.
Qual é a diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal?
Embora esses dois termos sejam frequentemente vistos como sinônimos, há uma diferença entre eles. O Personal Branding é a forma como você apresenta os seus valores e imagem para o mundo. Já o marketing pessoal é o conjunto de ferramentas que você utiliza para se promover. O marketing, pretende levar potenciais clientes a se tornarem consumidores, atuando no nível da aparência.
Confira a seguir algumas dicas essenciais para que você possa estabelecer sua autoridade.
1. Objetivos
Primeiro é importante que você pense nas seguintes questões: Qual experiência você promove? O que te faz ser único? Por que o mercado escolheria você? A partir disso, defina os seus objetivos. Reflita sobre os valores que deseja transmitir e as reações que deseja evocar no imaginário das pessoas. O seu branding pessoal deve estar alinhado a esses objetivos.
2. Marque presença nas redes sociais
Estar nas redes sociais é praticamente uma obrigação, já que o seu público também está inserido nelas. Esses ambientes virtuais são excelentes para criar engajamento e uma relação de proximidade com as pessoas e apresentar a sua imagem. Mantenha sempre atualizados seus perfis nas redes sociais, de forma que estejam alinhadas a seus negócios, pois elas favorecem sua exposição. E a principal dica é não esquecer de conservar uma postura profissional nessas redes.
Quando o assunto é promoção pessoal no meio profissional, LinkedIn é a melhor ferramenta para manter o mercado atualizado. Nela, é possível destacar suas melhores qualidades, além de capacitações, prêmios e trabalhos voluntários. O LinkedIn também permite o compartilhamento de artigos sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de mostrar seu conhecimento e sua relevância dentro do tema escolhido.
Para entender mais sobre a importância de estar nas redes sociais, escrevi há algum tempo um blog post sobre o assunto para a minha agência Motion Publicidade.
3. Crie uma estratégia social e de conteúdo
Um branding pessoal eficiente requer estratégia nas redes sociais. Conteúdo relevante e estratégia nas redes sociais são fatores fundamentais para estabelecer uma conexão com o público. Não subestime o poder das mídias sociais e crie uma estratégia para cada rede na qual você vai marcar presença.
4. Mantenha vivo seu networking
Interaja com as pessoas que estão ao seu redor, participe de eventos corporativos, feiras, palestras, congressos que tenham ligação com sua área de atuação e onde você enxergue potenciais clientes. Isso irá ajudar você a promover pessoalmente e de forma mais eficiente sua imagem. Conecte-se e entenda que isso representa maior abertura às possibilidades futuras.
Conclusão
Como você pode ver, o branding pessoal é aquilo que traduz quem você é para os outros. É uma forma de transmitir uma imagem positiva, se diferenciar dos demais e deixar claro o seu propósito. Tenha sempre isso em mente e não se esqueça da importância que ele tem em sua atuação profissional.
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