Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

PERSONAL BRANDING: A IMPORTÂNCIA DA MARCA PESSOAL

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaralfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
PERSONAL BRANDING: A IMPORTÂNCIA DA MARCA PESSOAL
Criado em 01 OUT. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já parou para pensar: 'Qual é a imagem que os meus clientes, fornecedores, chefe e colaboradores, têm de você?'. A sua imagem é a forma como você é lembrado pelos outros, o seu cartão de visitas. Independentemente de sua profissão, você é a sua principal marca. E a marca pessoal precisa ser pensada e construída de maneira certa e inteligente.


É importante lembrar daquele velho ditado quem não é visto não é lembrado, pois afinal, investir no seu branding vai ajudar a construir uma imagem única e sólida, fortalecida diante do público, garantindo reconhecimento no segmento que você atua. Acompanhe o blog post e entenda mais sobre a importância do branding pessoal e como criar o seu de maneira assertiva, com estratégias fundamentais para você usar na hora de construí-lo.


O que é Personal Branding?


O termo pode até parecer recente, mas teve uma das primeiras aparições no artigo The Brand Called You, da Fast Company, em 1997. A Internet, no entanto, foi a grande responsável por dar notoriedade à expressão, especialmente após a chegada das redes sociais. O Personal Branding ou Branding pessoal consiste em fazer a gestão da marca pessoal. É uma forma de se posicionar perante o seu público para que ele compreenda quem é você e qual é a sua missão. 


Qual o objetivo e os benefícios do Personal Branding?


O objetivo é construir uma imagem pessoal que se destaque no mercado e criar uma percepção boa sobre a você. A marca pessoal irá diferenciá-lo da concorrência e permitir que você crie confiança com clientes e empregadores. Além de lapidar sua imagem, ajudará a evidenciar o seu talento e aquilo que o diferencia dos outros. E esses fatores são primordiais para que você se conecte com outras pessoas, engaje uma audiência e se torne referência no seu campo de atuação. 


Qual é a diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal?


Embora esses dois termos sejam frequentemente vistos como sinônimos, há uma diferença entre eles. O Personal Branding é a forma como você apresenta os seus valores e imagem para o mundo. Já o marketing pessoal é o conjunto de ferramentas que você utiliza para se promover. O marketing, pretende levar potenciais clientes a se tornarem consumidores, atuando no nível da aparência.



Confira a seguir algumas dicas essenciais para que você possa estabelecer sua autoridade.


1. Objetivos


Primeiro é importante que você pense nas seguintes questões: Qual experiência você promove? O que te faz ser único? Por que o mercado escolheria você? A partir disso, defina os seus objetivos. Reflita sobre os valores que deseja transmitir e as reações que deseja evocar no imaginário das pessoas. O seu branding pessoal deve estar alinhado a esses objetivos. 


2. Marque presença nas redes sociais


Estar nas redes sociais é praticamente uma obrigação, já que o seu público também está inserido nelas. Esses ambientes virtuais são excelentes para criar engajamento e uma relação de proximidade com as pessoas e apresentar a sua imagem. Mantenha sempre atualizados seus perfis nas redes sociais, de forma que estejam alinhadas a seus negócios, pois elas favorecem sua exposição. E a principal dica é não esquecer de conservar uma postura profissional nessas redes. 


Quando o assunto é promoção pessoal no meio profissional, LinkedIn é a melhor ferramenta para manter o mercado atualizado. Nela, é possível destacar suas melhores qualidades, além de capacitações, prêmios e trabalhos voluntários. O LinkedIn também permite o compartilhamento de artigos sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de mostrar seu conhecimento e sua relevância dentro do tema escolhido.


Para entender mais sobre a importância de estar nas redes sociais, escrevi há algum tempo um blog post sobre o assunto para a minha agência Motion Publicidade.


3. Crie uma estratégia social e de conteúdo


Um branding pessoal eficiente requer estratégia nas redes sociais. Conteúdo relevante e estratégia nas redes sociais são fatores fundamentais para estabelecer uma conexão com o público. Não subestime o poder das mídias sociais e crie uma estratégia para cada rede na qual você vai marcar presença.


4. Mantenha vivo seu networking


Interaja com as pessoas que estão ao seu redor, participe de eventos corporativos, feiras, palestras, congressos que tenham ligação com sua área de atuação e onde você enxergue potenciais clientes. Isso irá ajudar você a promover pessoalmente e de forma mais eficiente sua imagem. Conecte-se e entenda que isso representa maior abertura às possibilidades futuras.


Conclusão


Como você pode ver, o branding pessoal é aquilo que traduz quem você é para os outros. É uma forma de transmitir uma imagem positiva, se diferenciar dos demais e deixar claro o seu propósito. Tenha sempre isso em mente e não se esqueça da importância que ele tem em sua atuação profissional. 


Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e me contar através dos comentários como você tem trabalhado a sua imagem na internet.

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaral
Publicitrio de formao, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup!CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupofavorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2728 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.