Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Perfil de investimento: você sabe qual o seu?

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
 Perfil de investimento: você sabe qual o seu?
Criado em 30 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


A escolha dos investimentos em seu portfólio terá um impacto significativo na sua capacidade de realizar seus projetos. Uma carteira muito conservadora pode oferecer um retorno muito baixo. Já um investimento excessivamente agressivo  pode fazer com que você experimente períodos de instabilidade, que podem ser estressantes e levar você a vender no pior momento possível. Por isso, é importante você saber qual é o seu perfil de investidor!


O objetivo do investimento



Você está procurando investir para sua aposentadoria, uma casa, um novo negócio, a educação do seu filho ou uma viagem ao redor do mundo? Independentemente do seu objetivo, você precisa de uma estratégia que forneça os resultados certos.

Por exemplo, se você está começando sua carreira, provavelmente está procurando investir com mais de um objetivo em mente: aposentadoria, uma futura casa, uma família e, claro, uma merecida pausa no seu destino favorito. Cada um desses objetivos requer uma abordagem diferente.

Além disso, você precisa determinar se seu horizonte de investimento é de curto prazo (menos de um ano), médio prazo (um a três anos) ou longo prazo (cinco anos ou mais). Esse prazo dependerá do seu nível atual de poupança/investimento, do seu perfil de risco e do objetivo que deseja alcançar.

Com relação ao seu perfil de risco, normalmente você deseja selecionar um horizonte de investimento mais longo se estiver investindo em instrumentos mais arriscados, como ações, enquanto um horizonte de investimento mais curto será selecionado se estiver investindo em instrumentos conservadores, como o mercado monetário.


Analise suas metas financeiras:

  • Você quer gerar renda estável para atender algumas de suas necessidades diárias?

  • Você está procurando segurança para que seu capital fique intacto depois de alguns anos?

  • Sua idade e tolerância ao risco permitem que você invista para o crescimento do capital?


Definindo sua capacidade de risco



Seu horizonte de investimento é baseado no número de anos que levará para atingir sua meta financeira. Mesmo que você não saiba o ano exato em que atingirá sua meta, sua capacidade de risco está diretamente relacionada ao número de anos que permanecerá investido antes de alcançá-la. Quanto maior seu horizonte de investimento, melhor você será capaz de navegar em ambientes com maior risco.

Seus ativos para investir (excluindo seus imóveis, por exemplo) também devem ser levados em consideração. Quanto maior o valor desses ativos, maior a sua capacidade de risco.


A sua capacidade de poupança é um fator importante:

  • Se você estiver em um período de forte acumulação, uma queda nos mercados pode ser favorável a você, pois poderá reinvestir a preços mais baixos.

  • Se, pelo contrário, você precisar de renda recorrente, será mais difícil para você correr riscos porque não tem capacidade de reinvestir quando os mercados caem.

A estabilidade de sua renda determina sua capacidade de assumir riscos:

  • Para um profissional estabelecido e com renda estável, é mais fácil fazer um orçamento que possa cumprir.

  • Além disso, a capacidade de poupança de um investidor em início de carreira profissional é mais incerta e pode até ter de recorrer às suas poupanças para compensar um déficit temporário


Seu conhecimento de investimento ajuda você a avaliar melhor o risco envolvido quando você investe. 


Compreender a diferença de risco entre ações e títulos (ou qualquer título garantido por um governo ou instituição financeira, como certificados de investimento garantidos ou títulos de dívida corporativa) é um bom ponto de partida. Esse conhecimento permite que você lide melhor com a volatilidade de seus investimentos, pois sabe que as flutuações fazem parte do investimento no mercado de ações.


Retorno de investimento



A expectativa de retorno varia de acordo com o tipo de investimento que está sendo considerado. Geralmente, para qualquer investimento, quanto maior o risco, maior o retorno esperado e vice-versa.

Pode ser útil pensar em retornos em uma estrutura que envolva receber renda estável ou buscar valorização do capital:

  •  Se você busca renda atual, pode optar por um produto que visa preservar seu valor principal e, ao mesmo tempo, fornecer uma renda regular. Neste caso, uma opção adequada seria investir em um Fundo do Mercado Monetário (ou Fundo de Rendimentos).

  • Se procura valorização do capital, pode optar por um investimento que vise proporcionar valorização do capital a longo prazo. Nesse caso, uma opção adequada pode ser um Fundo de Ações.


Revise seus planos periodicamente



O perfil do investidor é uma ferramenta para orientar seus investimentos que deve ser revisto regularmente, pois sua vida e seus planos mudam com o tempo.

Cada vez mais, investidores jovens, experientes e pequenos estão tentando administrar seus próprios investimentos. Embora essa estratégia possa gerar ganhos, também pode ser arriscada devido à falta de conhecimento do investidor. Consultores experientes estão acostumados a traçar perfis de investidores e agir de acordo com seus interesses. Vale a pena procurar um profissional para orientá-lo!

E você, tem um perfil de investidor mais conservador ou agressivo? Conte para a gente nos comentários!

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Junior
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4578 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?