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Pequenas ações, grandes resultados: Como a inovação pode mudar sua empresa?

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Pequenas ações, grandes resultados: Como a inovação pode mudar sua empresa?
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Criado em 19 AGO. 2021
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Uma organização precisa inovar constantemente para ter sucesso. A inovação pode incluir tornar as coisas melhores, mais rápidas ou mais baratas do que seus concorrentes. Também pode otimizar suas operações internas, a forma como seu time se comunica ou dar novos incentivos à equipe de vendas. Isso impulsiona melhorias contínuas e pode ajudar a desencadear uma nova ideia que muda as regras. As empresas precisam abordar a inovação e a mudança de forma eficaz e proativa.

Criando uma cultura de inovação

As organizações precisam implementar políticas que incentivem a mudança e a inovação. Embora isso possa parecer intuitivo, muitas empresas fazem pouco para apoiar o compartilhamento de ideias com sua remuneração, estruturas de gestão e foco na produtividade. A inovação precisa começar no topo, com a alta administração desenvolvendo políticas e capacitando a equipe para implementá-las.

Por exemplo, algumas empresas usam a Regra 70-20-10. Eles gastam 70% de seu tempo e recursos em seus negócios principais, 20% em ideias relacionadas e 10% em novos negócios não relacionados.

Recompensando a inovação e a mudança

Uma empresa precisa oferecer à equipe um incentivo para inovar. Sem recompensa, não há um bom motivo para os funcionários sugerirem ou experimentarem novas ideias. A primeira etapa na criação de uma organização inovadora é incluir mudanças nas metas, no processo de gestão de desempenho e no plano de remuneração do funcionário. Isso precisa ser implementado em toda a organização a fim de obter ideias sob a perspectiva de diferentes pessoas.

Acompanhar as mudanças

Quando uma ideia é identificada, a organização precisa apoiá-la com recursos, orçamento e atenção. Por exemplo, um funcionário que tenta implementar uma nova ideia pode trabalhar tanto na inovação quanto em sua função atual. As metas precisam ser quantificadas. O novo programa aumentará a receita ou melhorará a produtividade e reduzirá as despesas?

Esse cálculo fornece uma maneira de mensurar o sucesso ou o fracasso de um programa. As organizações inovadoras devem apoiar a ideia integralmente, o que inclui o apoio da administração, o investimento em equipamentos e tecnologia, o treinamento de pessoal e o suporte de marketing.

A falha é um risco aceitável

Infelizmente, nem toda inovação terá sucesso. Existem muitas variáveis envolvidas em qualquer ideia inovadora e perigos conhecidos e desconhecidos podem impedir o sucesso.

Depois que um projeto está em andamento, não é incomum descobrir que cumprir as metas custa mais do que o esperado, fazendo com que o projeto seja cancelado. Mas lembre-se de que muitos empreendedores de sucesso falharam várias vezes!

Iniciativas fracassadas geralmente resultam em novos conhecimentos, lições aprendidas e limitações compreendidas. Também é comum que aspectos individuais de uma ideia tenham sucesso por conta própria. As empresas precisam aceitar que, embora muitas ideias falhem, elas ainda precisam recompensar a equipe que a implementou.

Desenvolvendo um manual

Depois de uma série de inovações bem-sucedidas (e provavelmente de alguns fracassos), as empresas dedicadas à inovação e mudanças contínuas precisam desenvolver um conjunto de diretrizes e processos. Criar um manual ou guia que conduza os inovadores ao longo do processo é um ótimo caminho.

Este guia pode descrever como funciona o procedimento, como as oportunidades são identificadas e escolhidas, bem como são implementadas e lançadas. Cada membro de cada equipe deve ser questionado sobre por que um projeto foi bem-sucedido ou falhou e o que eles fariam de forma diferente na próxima vez. Esses documentos devem ser catalogados e arquivados para referência futura.

Inovar como vantagem estratégica

A inovação pela inovação não é importante, mas a criação de vantagens competitivas sustentáveis, sim. A inovação é um meio crítico de permanecer no jogo e priorizá-la deve ser o principal caminho para o crescimento sustentável.

De olho na credibilidade

Hoje, os consumidores estão mais informados do que nunca. Isso significa que sua empresa não pode recorrer a conhecimentos e práticas antigas para ganhar confiança, você tem que provar a si mesmo, de forma rápida, frequente e convincente.

A confiança pode ser transmitida de várias maneiras. No entanto, você pode ir além para informar o consumidor sem exagerar. Coisas simples, como um site clean com uma frase de chamariz clara e uma marca inovadora, podem ajudar a transmitir a mensagem em um piscar de olhos.

Treinar sua equipe, para que ela possa se comunicar de forma clara e gentil, também é um elemento importante na construção de credibilidade. Se você puder estabelecer essa confiança de forma consistente em seus ativos físicos e digitais, sua autoridade deve ser traduzida diretamente para os clientes e fãs que acreditam em sua empresa.

Inovação também é investir em pessoas

Para a inovação acontecer, você precisa de pessoas para impulsioná-la, não é mesmo? Em uma economia global, a contratação de pessoas talentosas e diversificadas trará uma nova mentalidade que ajudará sua empresa a enfrentar a concorrência.

Também existem maneiras de investir na equipe que você já possui. Oferecer benefícios competitivos, melhores salários e outros incentivos é uma forma de atrair e reter os melhores talentos. Incentivar sua equipe a atuar como um intraempreendedor (empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida) é outra maneira de ajudar a promover a inovação em sua organização.

Em resumo, é fundamental que as empresas coloquem a inovação contínua no centro das atenções se quiserem crescer e se manter em uma economia globalizada. Com a concorrência cada vez mais acirrada, você pode avaliar e desenvolver seus negócios de dentro para fora para impulsionar o crescimento. A inovação global é um desafio e uma oportunidade, mas você precisa reunir todas as peças certas para encaminhar sua empresa rumo ao sucesso!

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Agenor Felipe Krysa
Consultor, Gestor de projetos no Sebrae/PR | Coordenador Estadual dos Pontos de Atendimento - Sebrae/PR| MBA em Gesto Econmica e Financeira | Especializao em Gesto Pblica | Mestre em Administrao de Empresas | Doutorando UTFPR - Tecn. e Soc.favorite_outline Seguir Perfil
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