Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia em administração que utiliza um sistema de parceria com o propósito de utilizar um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), direito de uso da marca, patente, know how e distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado por sua vez, faz o investimento e opera o negócio conforme os padrões estabelecidos e em troca paga taxas ao franqueador. Trata-se de uma estratégia de replicar um conceito de negócio já existente e bem-sucedido. A franquia é regulamentada pela lei 8.955/94.
No momento de inciar ou expandir seus negócios sempre surge a dúvida sobre a melhor maneira de fazê-lo. Começar um negócio do zero, abrir uma filial, procurar uma franquia. Neste post falaremos mais especificamente sobre as vantagens e desafios da franquia. Vamos lá.
Principais vantagens para o Franqueador
- Expansão com redução de custos
- Consolidação territorial
- Fortalecimento da marca
- Reduzido tempo de implantação do negócio
- Concentra-se na produção de novos produtos, serviços e relacionamento com a rede
- Economia de escala
Desafios ou desvantagens
- Perda dos sigilos estratégicos e operacionais do negócio
- Identificar o perfil ideal
- Custos para a formatação do negócio
- Recebimento de taxas x benefícios percebidos (franqueados)
Principais Vantagens para o Fraqueado
- Investimento em uma marca consolidada
- Conceito já testado
- Reduz o tempo de implantação
- Métodos profissionais de gestão
- Padrões definidos e treinamentos
- Concentra-se na gestão
Desafios ou desvantagens
- Pagamento obrigatório de taxas
- Limitação nas decisões
- Dependência da eficiência do franqueador
Avaliar o seu perfil empreendedor e o seu modelo de negócios são essenciais para o sucesso nessa estratégia de expansão.
E aí, ficou interessado? Quer saber mais? Venha conversar com um de nossos consultores.
Informações: 0800 570 0800