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Pelo que sua marca é lembrada?

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Pelo que sua marca é lembrada?
8 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 SET. 2022
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A forma pela qual sua marca é vista no mercado é um dos fatores que contribuem para estimular a lembrança do público. E deve fazer parte de toda a estratégia do negócio, pois é através da forma que se posiciona, que se comunica com o publico e até mesmo as cores que fazem parte da identidade visual fará a diferença para atrair mais clientes e idealizá-los.


Dentro do Marketing existe uma estratégia chamada Branding, que está relacionada com a essência da marca, a razão de existir. É um conjunto de estratégias pensadas e alinhadas com a missão, visão e valores da empresa, com o propósito de unir empresa e pessoas através de conexões conscientes e inconscientes.


E é através dessa estratégia que você trabalha aspectos de como sua marca é vista e consequentemente como será lembrada. Além disso, o branding influencia diretamente em seus resultados, na produtividade e no bem-estar das pessoas que convivem no mesmo ambiente de trabalho. 

 

Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.

Seth Godin

 

Podemos afirmar então que marca não é apenas símbolos ou gráficos, mas sim percepções, sentimentos e emoções. O grande desafio da empresa é fazer sua marca ser lembrada em um mercado tão competitivo e em constante mudança, branding pode ser um grande aliando como estratégia de diferenciação.

 

Quer entender melhor como isso funciona? Leia o caso da empresa Natura que inseriu o branding em sua estratégia e assim conseguiu se consolidar no mercado da beleza.

 

Natura.

Desde sua criação em 1969 a empresa sempre foi símbolo de qualidade a preços competitivos produzidos com fórmulas naturais. As vendedoras porta a porta eram chamadas de consultoras, preparadas para oferecer às clientes informações personalizadas não apenas sobre os produtos, mas também sobre a composição e os benefícios para a saúde e bem-estar.


Nos anos 2000 a empresa já apresentava excelentes resultados e era referência em gestão de marca. Mas após uma pesquisa com consultores e clientes para saber o que pensavam sobre marca, identificou-se que a Natura passava uma imagem de uma instituição tradicional estagnada. Com os resultados dessa pesquisa em mãos os diretores decidiram reformular o posicionamento da marca, sistematizando a forma pela qual a empresa faria negócios simbolizada por sua missão, crenças e razão de ser. A marca lançou uma nova logomarca, mudou suas embalagens, e migrou para o uso integral de materiais recicláveis e biodegradáveis nas suas composições, além da criação da linha Chronos e Ekos. Conseguindo assim inspirar seus colaboradores e consultoras.


                            

                                  Fonte: Atrevo Digital 


Com o reposicionamento de marca, a Natura fechou 2001 com um faturamento de R$ 1,2 bilhão. Suas vendas aumentaram 15,4% em relação às de 2000, e a empresa produziu 91 milhões de itens em suas fábricas. Fechou o ano com 286 mil consultoras de beleza e preparou-se para a abertura de capital.      


Atualmente a Natura conta com 7000 colaboradores e está presente em oito países além do Brasil (Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia, Estados-Unidos e França). Graças ao seu empenho em prol da sustentabilidade desde os seus primórdios e o seu objetivo de produzir um impacto ambiental social e económico positivos.

 


Como trabalhar o Branding no seu negócio?

 

  • Defina seu público-alvo e Personas
  • Conheça seu publico
  • Estabeleça seu diferencial no mercado
  • Crie uma boa identidade visual que dê o tom da marca.
  • Determine a personalidade da marca, use uma linguagem única que converse com sua marca
  • Defina os valores da marca
  • Tenha crenças bem definidas

 

Se engana quem pensa branding pode ser feito apenas em empresas de grande porte, branding é para todo e qualquer negócio, pois ele é a essência da sua marca. Mas, só vai funcionar se for verdadeiro, conciso e entregar aquilo que promete. E não é um ato isolado e sim um processo contínuo, que precisa ser trabalhado a todo momento.

 

Conheça mais sobre branding e introduza essa estratégia na sua empresa, pequenas ações podem influenciar as experiências dos consumidores e você pode usar isso a seu favor.





Fontes: https://www.elevon.com.br/exemplos-de-posicionamento-de-marca/

https://www.nuvemshop.com.br/blog/cases-de-sucesso-branding/3

https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/21_SEGeT2005-2.pdf

https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-estadual-de-montes-claros/marketing-global/a-estrategia-de-branding-utilizada-pela-dove/13752304

https://peepi.com.br/blog/branding/

https://casestudies.insightnet.com.br/natura-reposicionamento-da-marca-para-reforcar-valores-e-atributos/

https://www.naturabrasil.fr/pt-pt/


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